Segunda dose da vacina HPV começa na segunda-feira

Meninas com idade entre 11 e 13 anos devem tomar a vacina

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria Municipal de Saúde
Publicado em 29/08/2014 as 13:34  •  atualizado há 1 segundo

A Secretaria Municipal de Saúde promove a partir desta segunda-feira, dia 1º de setembro, a segunda etapa da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), que tem como público-alvo meninas com idades entre 11 a 13 anos, que receberam a primeira dose em março deste ano. A vacina protege contra os quatro tipos de vírus mais comuns que causam o câncer de colo do útero.

As vacinas serão aplicadas nas escolas públicas e privadas do município e nas Unidades Básicas de Saúde. Nas escolas, será exigida autorização dos pais. Já nas unidades de saúde não será necessário apresentar o documento, apenas a carteira de vacinação.

Na primeira etapa da campanha de vacinação, em março de 2014, mais de 4,1 milhões de meninas receberam a primeira dose no País. A segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira, e a terceira dose da vacina, após cinco anos.

"É muito importante que os pais incentivem as filhas a tomarem a vacina. Se a adolescente não tomar a segunda e a terceira dose, a vacina não terá validade e ela não estará imune a doença", afirmou a coordenadora da campanha de vacinação Elisângela Amorim.

A vacina começou a fazer parte do calendário de vacinação neste ano para todas as meninas que completam 11 anos e a partir de 2016, deverá ser disponibilizada para as meninas a partir de nove anos.

HPV

O vírus HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero, sendo a terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres.

A vacina ofertada pelo SUS é eficaz na proteção de mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram contato com o vírus.

A vacina oferece proteção contra quatro subtipos do vírus causador do HPV (6, 11, 16 e 18). Desses, os 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo. Já os tipos 6 e 11 são encontrados na maioria em verrugas genitais.

Segunda dose da vacina HPV começa na segunda-feira

Noticia Iúna terá SAMU em 2020 Prefeito Weliton Virgílio e Secretária de Saúde Vanessa Leocadio Adami participam de reuniões que discutem a melhor forma de implantar o SAMU Regional. há 10 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Comunidade de Iúna realiza ações contra o mosquito transmissor da Dengue  há 14 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Prefeitura usa carro fumacê para ajudar no combate aos mosquitos A iniciativa busca atender aos pedidos de moradores, que relataram incômodo causado pelos insetos. há 1 mês  •  Secretaria de Saúde