Secretaria realiza Seminário de Educação em Iúna
Reflexões para um Novo Tempo: educando hoje para o futuro. Evento começa nesta terça-feira (18)
Por Secretaria de Educação
Publicado em 18/04/2017 às 12:51 • atualizado há 11 horas
A Secretaria Municipal de Educação de Iúna promove entre os dias 18 a 21 de abril, o Seminário Municipal de Educação, com o tema, Reflexões para um Novo Tempo: educando hoje para o futuro.
De acordo com a Secretaria, o tema é uma provocação aos trabalhadores da Educação, determinados alunos e familiares a respeito do momento crucial que vive a Educação municipal.
Frente aos desafios do futuro, a comunidade escolar precisa se reinventar. Fazer muito com pouco. Só se ouve falar em crise econômica dos municípios brasileiros; mas, mesmo diante desse desafio, a qualidade do ensino precisa ser mantida.
A Secretaria de Educação de Iúna justifica que é preciso e necessário inserir toda a comunidade escolar nos processos e políticas públicas da Educação. É Baseado na gestão democrática, na qual a participação popular é fundamental para a discussão, tomadas de decisão e encaminhamentos para a melhoria do serviço público prestado ao aluno, alvo de todo o processo de ensino/aprendizagem válido para todos os processos de ensino/aprendizagem desenvolvido pela Secretaria de Educação.
Confira a programação do Seminário:
Dia 18, terça-feira:
Educação infantil – ensinando nativos digitais
Local: Salão Social da EMEF Dr. Nagem Abikahir
Profa. Fabrícia Santos Miguel
Pedagogia e Letras pela UEMG
Pós-graduada pela Faculdade Redentor-RJ
Atua na Educação Infantil há 21 anos
Atualmente é efetiva na Educação Infantil da rede municipal de Carangola.
Objetivo: Oferecer seminário sobre a temática de educação infantil, direcionada a professores de toda a rede municipal objetivando discutir práticas de ensino para crianças consideradas nativas-digitais
Dia 19, quarta-feira:
Educação do Campo – ampliando os horizontes
Local: Salão Social da EMEF Dr. Nagem Abikahir
Profa. Dra. Dulcinéa Campos Silva
Professora de Políticas e Gestão Educacional do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFES;
Pesquisadora da área de Alfabetização ligada ao Núcleo de Estudos e Pesquisa de Alfabetização e Leitura e Escrita do Espírito Santo (Nepales);
Membro do Laboratório de Gestão Educacional – LAGEBES;
Professora do Mestrado profissional da UFES Campus Goiabeiras.
Objetivo: Oferecer seminário aos professores e pais de alunos das escolas do campo, discutindo questões de transporte escolar, êxodo rural e valorização da escola campesina, fundamentando na proposta da crescente melhoria da qualidade do ensino nessas escolas.
Gestão do ensino e serviços essenciais – fundamentos de trabalho em equipe
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação
Prof. Júlio César Alves dos Santos
Professor, jornalista, psicanalista
Formado em Línguas e Letras
Especialista em Educação
Professor de Línguas e História da Educação da Faculdade de Viana/ES
Autor do Dicionário do Dialeto Capixaba
Presidente do Conselho Municipal de Educação de Viana/ES
Coordenador Estadual da UNCME/ES
Objetivo: Oferecer aos diretores, coordenadores, técnicos pedagógicos, e demais trabalhadores administrativos das escolas, seminário que oportunize a reflexão sobre práticas de incentivo ao ato educativo no âmbito escolar; refletindo sobre importância que cada um tem nesse processo.
Dia 20, quinta-feira:
Família e escola – relação fundamental na formação do cidadão
Local: Ginásio Poliesportivo Pref. Romeu Rios
Cida Araújo
Graduanda em Licenciatura em Pedagogia
Conselho Municipal de Educação de Cariacica
Representando pais de alunos
Conselho da Escola Estadual do Espírito Santo – Vitória/ES
Coordenação do Núcleo Municipal da ASSOPAES em Cariacica
Atuou na organização do processo de legitimidade da ASSOPAES
Prof. Júlio César Alves dos Santos
Professor, jornalista, psicanalista
Formado em Línguas e Letras
Especialista em Educação
Professor de Línguas e História da Educação da Faculdade de Viana/ES
Autor do Dicionário do Dialeto Capixaba
Presidente do Conselho Municipal de Educação de Viana/ES
Coordenador Estadual da UNCME/ES
Objetivo: Oferecer seminário aos pais de alunos da rede municipal de ensino baseado na importância da participação da família no processo ensino/aprendizado. Objetivando, principalmente, a efetivação da relação família-escola nas ações que favorecem a formação do cidadão.
Obs.: Cada instituição ligada ao Sistema Municipal de Ensino terá oportunidade de apresentar em forma de painel ou banner experiências exitosas das escolas.
Fotos

Banner do Seminário de Educação em Iúna
https://iuna.es.gov.br/noticia/2017/04/secretaria-realiza-seminario-de-educacao-em-iuna.html
Publicações relacionadas

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE! há 6 dias • Prefeitura Municipal

Vídeo Licitação PP Nº 77/2023 - Aquisição de Marmitex há 8 dias • Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE! há 13 dias • Prefeitura Municipal

Vídeo Ponte em São João do Príncipe recebe nova estrutura há 14 dias • Prefeitura Municipal

Vídeo Concurso Beleza Negra celebra a diversidade da Rede Municipal de Ensino há 15 dias • Prefeitura Municipal

Vídeo Projeto Viva Mais oferece atividades físicas em postos de Iúna há 15 dias • Prefeitura Municipal

Vídeo Mulheres participam de grupos de fisioterapia gratuitos em Iúna há 17 dias • Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE! há 20 dias • Prefeitura Municipal

Noticia 18 de novembro: Dia Nacional de Combate ao Racismo “É preciso cortar as raízes do racismo para fazer florescer a igualdade”. há 20 dias • Prefeitura Municipal

Vídeo Licitação PP Nº 75/2023 - Manutenção de aparelhos de recepção e transmissão de TV há 21 dias • Prefeitura Municipal