Secretaria de Saúde realiza testes de DST em 15 minutos

Agora, um Programa do Governo Federal, disponibiliza kits com o material necessário ao exame, capaz de informar o resultado em 15 minutos.

Por Jornal A Notícia, fonte Jornal A Notícia - Edição de 13-Jul-2012
Publicado em 13/07/2012 as 09:24  •  atualizado há 1 segundo

Uma longa espera que durou décadas, aguardando o resultado de exames de DST-Aids, Sífilis e Hepatites B e C, graças ao avanço das pesquisas na área médica, chegou ao fim, pelo menos para o paciente que ficava preocupado e pensando no resultado. Demorava de 25 a 30 dias, e dependia da ida do material coletado para o Laboratório Central – LACEN, em Vitória, que depois retornava ao município. Agora, um Programa do Governo Federal, disponibiliza kits com o material necessário ao exame, capaz de informar o resultado em 15 minutos à Equipe de Referência Municipal em DST - AIDS, Sífilis e Hepatites B e C, com absoluta segurança e sigilo.

HIV é um vírus, AIDS uma doença, Hepatite B e C uma inflamação no fígado que se não detectada e tratada, pode levar à morte. Aliás, todas as possibilidades listadas, podem levar à morte ou sofrimento. Voltando à questão das pesquisas na área médica, o tratamento existe e os medicamentos são eficazes e se não conduzem à cura total, livra o paciente do sofrimento e a baixa estima e o estigma de ter uma doença, ainda tabu em nossa sociedade (AIDS). Mas, todas basicamente dependem de uma prevenção básica: o uso da camisinha, que é distribuída gratuitamente em todas as Unidades de Saúde de Iúna, e, não depende de receita ou maiores explicações. Basta chegar e pedir uma cartela ou a quantidade que julgar conveniente. O estoque mantido pela Secretaria Municipal de Saúde é ilimitado com vista à prevenção.

Equipe de Referência Municipal em DST-AIDS, Sífilis e Hepatite B e C

Não há necessidade de uma pessoa ser encaminhada por um médico, que solicita um exame para verificar algum dos problemas citados. Qualquer um, mesmo que tenha uma leve dúvida a respeito destas doenças, proveniente de relações sexuais sem prevenção adequada (camisinha), pode e deve procurar o serviço em sua Unidade de Saúde ou ESF. Será imediatamente atendido, com o sigilo e cuidados adequados, já que todo o pessoal envolvido na atividade foi treinado especificamente para o procedimento. É o que informam as Assistentes Sociais  Jussara Maria Moraes de Carvalho, 50 e Marcela Vitório Fernandes, 38, ambas formadas pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, e servidoras Efetivas do quadro da Prefeitura Municipal. Elas formam a Equipe denominada de Referência Municipal em DST-AIDS, Sífilis e Hepatite B e C, lotadas na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Iúna. Elas esclarecem que ao receber o paciente, ele é entrevistado para ficar ciente de todo o procedimento e preparado para tomar conhecimento do resultado. Se for o caso (que não ocorre com freqüência em Iúna), é feito novo exame para verificação do novo resultado ou confirmação do diagnóstico. E aí, inicia todo um processo de tratamento adequado e medicação à disposição pelo SUS.

Quem confirma as informações, é o coordenador de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, o Enfermeiro Emerson da Silva Ribeiro, 31, formado pela Faculdade do Futuro de Manhuaçú - MG e servidor efetivo do quadro de concursados da Prefeitura Municipal. Para ele, é importante ressaltar, que nossa comunidade precisa saber que o serviço está disponível, de terça a sexta feira, de oito da manhã às dezesseis horas.  Que o serviço, tem à disposição espaço próprio, com sala reservada às Assistentes e Sociais e o Laboratório equipado com CENTRIFUGADORA, Microscópio e os kits. A amostra de sangue é coletada com uma simples agulhada no dedo das mãos (igual a exame de glicose), que em seguida é processado. E esclarece mais uma vez: ‘’Todos os profissionais de saúde envolvidos, são treinados, capacitados e sabem da importância do sigilo e suporte necessário ao paciente que utiliza o serviço’’.

Fonte: Jornal A Notícia - Edição de 13-Jul-2012

Secretaria de Saúde realiza testes de DST em 15 minutos

Noticia Prefeitura usa carro fumacê para ajudar no combate aos mosquitos A iniciativa busca atender aos pedidos de moradores, que relataram incômodo causado pelos insetos. há 11 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Prefeitura de Iúna realiza ações contra o mosquito transmissor da Dengue A Secretaria Municipal de Saúde continua realizando diversas ações contra o mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. há 21 dias  •  Secretaria de Saúde