Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde realiza mutirão de combate ao aedes aegypti

star777

Por Vanessa Leocádio Adami, fonte Secretaria de Saúde
Publicado em 11/03/2019 às 16:45  •  atualizado há 1 hora

Na manhã de sábado, 09 de março, a Secretaria de Saúde organizou um mutirão para combater os possíveis focos propícios para a reprodução do mosquito transmissor da dengue e outras doenças, o Aedes aegypti.

Foram reunidos vários funcionários públicos de Iúna, além da Secretaria de Saúde e Secretaria de Obras, estiveram envolvidos nesta causa, o Prefeito Weliton Virgílio, juntamente com a Primeira Dama Nana Dias e outras secretarias, alguns alunos do Centro de Ensino Técnico e Superior Capixaba – CETESC, o sindicato dos servidores públicos municipais e o lojão dos móveis que apoiaram com carro de som, o Paulo Márcio que ajudou com a gravação do áudio para a transmissão. Após serem divididos em vários grupos partiram em direção a área da cidade previamente definida, sendo que em cada grupo havia um agente de endemias, um tutor responsável pelas ações, juntamente com os agentes comunitários de saúde para liderar as ações e voluntários.

Durante as visitas foram passadas orientações educativas sobre os cuidados que devemos ter em relação ao mosquito da dengue e verificados locais propícios a proliferação dele. Quando encontrados alguns possíveis criadouros, estes foram eliminadas no mesmo momento.

Foram identificados lotes em situações irregulares em relação a limpeza e providenciados as notificações para a regulamentação.

A Secretária de Saúde Vanessa Leocádio Adami afirma que foi um evento muito importante, com ação imediata para eliminação de possíveis focos e proliferação do mosquito Aedes aegypti. Identificamos várias irregularidades da população e pedimos que os mesmos mantenham os quintais de sua casa limpo e livre de foco. Nosso objetivo foi conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode matar, e fazer com que todos ajudem no combate através de medidas simples, como o descarte correto de materiais que podem acumular água parada.

Os agentes de endemias, juntamente com os agentes de comunitários de saúde continuarão visitando as residências e orientando a população sobre os riscos e perigos da doença, e também possíveis focos para a desova do mosquito transmissor da dengue.

A Secretaria de Saúde convida toda a população para lutar junto contra a Dengue, recebendo os agentes e mantendo limpo seus terrenos e retirando dos quintais quaisquer recipientes que acumule água.

“Precisamos lembrar a população que não basta o poder público se unir com agentes de endemias e mutirões de limpeza, se a população não cuidar de seus quintais e casas. A prevenção para a dengue ainda é o melhor remédio”, finalizou a Secretária de Saúde Vanessa. Com 10 minutos por semana do seu tempo dedicado para executar tarefas simples, colaboramos para evitar a incidência de dengue em nosso Município.

“As pessoas precisam entender que as altas temperaturas e o período de chuva, ajuda muito a larva do mosquito se proliferar, por isso a Secretaria organizou o mutirão com todas as secretarias, mas a população precisa participar e ter consciência de que a prevenção é o melhor remédio contra a dengue”, disse o Chefe dos Agentes de Controle de Endemias, Danilo Leite.

 

Medidas para combater a dengue

A população deve ajudar a combater o mosquito da dengue através de medidas simples como acondicionando o lixo de maneira correta; colocando areia nas bordas dos pratos de plantas e flores; limpando o bebedouro dos cachorros e gatos; removendo as folhas e galhos que podem entupir as calhas de água; mantendo a caixa de água sempre tampada; limpando lajes e locais que acumulam água e jogando latas, garrafas pets, copos e embalagens plásticas em sacos de lixo fechados, pratinhos de vasos com areia, garrafinhas e latas eliminadas ou guardadas em lugares cobertos.

Aqueles que quiserem podem requisitar uma visita dos agentes de endemias ou denunciar espaços com água parada através do número de telefone (28) 3545-4751.

 

Números da dengue

De acordo com o relatório semanal da Secretaria Municipal de Saúde, desde o início de janeiro até o momento, em Iúna, foram confirmados 30 casos de dengue, 127 notificações de casos suspeitos.

Fotos

Secretaria de Saúde realiza mutirão de combate ao aedes aegypti

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://iuna.es.gov.br/noticia/2019/03/secretaria-de-saude-realiza-mutirao-de-combate-ao-aedes-aegypti.html

Publicações relacionadas

Noticia Iúna terá SAMU em 2020 Prefeito Weliton Virgílio e Secretária de Saúde Vanessa Leocadio Adami participam de reuniões que discutem a melhor forma de implantar o SAMU Regional. há 1 mês  •  Secretaria de Saúde

Noticia Comunidade de Iúna realiza ações contra o mosquito transmissor da Dengue  há 1 mês  •  Secretaria de Saúde

Noticia Prefeitura usa carro fumacê para ajudar no combate aos mosquitos A iniciativa busca atender aos pedidos de moradores, que relataram incômodo causado pelos insetos. há 2 meses  •  Secretaria de Saúde

Noticia Prefeitura de Iúna realiza ações contra o mosquito transmissor da Dengue A Secretaria Municipal de Saúde continua realizando diversas ações contra o mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. há 2 meses  •  Secretaria de Saúde

Noticia Secretaria de Saúde realiza o "Novembro Azul" Eventos de prevenção e conscientização acontecem ao longo do mês de novembro nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). há 2 meses  •  Secretaria de Saúde

Noticia Carreta Roda-Hans: Iúna recebe projeto de Combate à Hanseníase  há 3 meses  •  Secretaria de Saúde

Noticia Secretaria de Saúde realiza dia "D" da Campanha de vacinação contra o Sarampo e Campanha do Outubro Rosa Evento ocorreu nesse sábado (19) na praça do ginásio de esportes. há 3 meses  •  Secretaria de Saúde

Noticia Dia D da Campanha Outubro Rosa 2019  há 4 meses  •  Secretaria de Saúde

Noticia Secretaria de Saúde presta contas em Audiência Pública  há 4 meses  •  Secretaria de Saúde

Noticia Iúna realiza treinamento sobre tratamento contra a Leishmaniose para os municípios da Regional Sul Técnicos de vários municípios da regional sul recebem treinamento acerca das formas de diagnóstico e tratamento da doença. há 4 meses  •  Secretaria de Saúde

Aguarde, enviando dados!

clear