Secretaria de Saúde intensifica trabalhos de combate á dengue

Palestras nas escolas, visitas domiciliares e panfletagem fazem parte do plano de ação da secretaria

Por Assessoria de Comunicação , fonte Secretaria Municipal de Saúde
Publicado em 19/04/2016 as 17:32  •  atualizado há 1 segundo

O número de casos de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya aumenta a cada dia em todo o Brasil. Em Iúna, a equipe da Vigilância de Endemias, da Secretaria de Saúde, tem intensificado o trabalho de visitas domiciliares, com realização de vistorias para eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti, identificação de pacientes com a doença confirmada e, caso necessário, com a aplicação de inseticida em algumas regiões. Neste ano já foram registrados 39 casos de pessoas infectadas no município.

Os agentes de endemias em parceria com agentes de saúde orientam os moradores sobre como evitar focos do mosquito e aplicam o larvicida quando necessário. Já nas residências de pessoas contaminadas com o vírus da Dengue é feito o bloqueio com inseticida.

Segundo a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Lizandra Coelho Nunes, o trabalho está sendo realizado tanto nas residências quanto nas escolas. “A Secretaria de Saúde desenvolveu um plano de ação com diversas atividades como panfletagem, palestras nas escolas e creches e realização de mutirões para limpeza e retirada de entulhos que tem sido feito com a participação da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos”, ressaltou.

Ainda de acordo com a coordenadora, a maioria dos bairros e distritos apresentam focos do mosquitos. “É necessário que a população fique atenta, principalmente com os quintais. Existe muito descaso, principalmente pessoas que possuem imóveis vazios e que os deixam abandonados, com grande quantidade de matos que se transformam em reservatório de lixo e objetos que acumulam água e viram focos do mosquito”, disse.

A população também pode fazer a sua parte caso detecte possíveis focos do mosquito em terrenos baldios vizinhos ou outros locais suspeitos, fazendo uma denúncia no Setor de Vigilância em Saúde localizado no Posto de Saúde do Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, e das 13h às 17h.

Cuidados contra a dengue

- Mantenha caixas d'água, tonéis, tambores, barris, cisternas e poços bem fechados. Tampe com a tampa própria ou telas. Não use plástico.

- Lave a caixa d'água com escova e sabão a cada seis meses. Os outros reservatórios devem ser lavados uma vez por semana.

- Elimine xaxins e pratinhos de vasos de plantas. Se não for possível, escorra a água todos os dias e lave o pratinho com escova, água e sabão uma vez por semana. Ou coloque areia até a borda do pratinho.

- Fure e entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza pública ou para reciclagem. Caso precise ficar com os pneus, guarde-os sem água em local seco e coberto, protegidos da chuva e de goteiras.

Secretaria de Saúde intensifica trabalhos de combate á dengue

Noticia Prefeitura usa carro fumacê para ajudar no combate aos mosquitos A iniciativa busca atender aos pedidos de moradores, que relataram incômodo causado pelos insetos. há 11 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Prefeitura de Iúna realiza ações contra o mosquito transmissor da Dengue A Secretaria Municipal de Saúde continua realizando diversas ações contra o mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. há 21 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Secretaria de Saúde realiza o "Novembro Azul" Eventos de prevenção e conscientização acontecem ao longo do mês de novembro nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). há 22 dias  •  Secretaria de Saúde