Secretaria de Saúde inicia informatização do SUS no município

Cadastramento do cartão de atendimento já começou e profissionais da saúde receberam qualificação sobre o e-SUS

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Saúde
Publicado em 05/06/2014 as 19:37  •  atualizado há 1 segundo

Com o objetivo de qualificar a gestão da saúde, unificando informações dos pacientes, a Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Saúde, finalizou nesta quarta-feira (04) a capacitação do e-SUS Atenção Básica para os profissionais responsáveis pelo atendimento à população nos postos do município. O programa faz referência do processo de informatização qualificada do SUS, que resultará na organização do trabalho dos profissionais de saúde da região e a nível nacional.

Segundo a coordenadora de implantação do e-SUS AB em Iúna, Elzimar Moura Dias, a unificação das informações é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.

"O e-SUS veio para unificar e reestruturar os sistemas de informação que eram utilizados nos serviços e atendimento à Atenção Básica. Nosso município vai ter um banco de dados que vai transferir para o Ministério da Saúde todos os relatórios de atendimento de nossa cidade", explicou.

Cadastramento do cartão SUS

Desde o último mês, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando mutirões nos postos de saúde para a atualização do cadastro do Cartão Nacional de Saúde junto aos moradores do município. A ação já foi realizada no bairro Quilombo e nesta sexta-feira, dia 06 de junho, acontece no ESF do bairro Nossa Senhora da Penha.

A ação faz parte da estratégia de implantação do e-SUS. O cartão passará a ser exigido para qualquer tipo de atendimento, por isso o cadastro do usuário é importante para facilitar o acesso à rede de atendimento. Por meio do cartão é possível verificar todas as informações do paciente, desde o agendamento de consultas até a realização de exames.

Para o cadastro, os moradores deverão apresentar o documento de identidade, CPF e comprovante de residência. No caso das crianças, é preciso levar também a Certidão de Nascimento.

Saiba mais:

- O e-SUS AB é uma das estratégias do Ministério da Saúde para desenvolver, reestruturar e garantir a integração dos sistemas de informação na Atenção Básica, de modo a permitir um registro da situação de saúde individualizado do usuário por meio do Cartão Nacional de Saúde.

- O sistema auxilia, controla e integra diversos setores de uma secretaria ou Unidade Básica de Saúde. Ele também permite acompanhar o histórico de saúde do usuário por meio dos atendimentos realizados, dispensação de medicamentos e realização de exames, emitindo comprovantes para facilitar o controle pela Unidade Básica de Saúde e pelo próprio usuário.

Secretaria de Saúde inicia informatização do SUS no município

Capacitação e-SUS em Iúna

Noticia Prefeitura usa carro fumacê para ajudar no combate aos mosquitos A iniciativa busca atender aos pedidos de moradores, que relataram incômodo causado pelos insetos. há 8 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Prefeitura de Iúna realiza ações contra o mosquito transmissor da Dengue A Secretaria Municipal de Saúde continua realizando diversas ações contra o mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. há 18 dias  •  Secretaria de Saúde