Secretaria de Educação conclui etapa da Conferência Municipal de Educação 2022

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 30/05/2022 às 07:00  •  atualizado há 1 hora

Neste mês de maio, A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes realizou a Conferência Municipal de Educação com foco na Conferência Nacional Popular de Educação, CONAPE, etapa municipal. O momento foi realizado na Câmara Municipal de Iúna. Os educadores presentes dividiram a plenária e os trabalhos de organização, por meio de discussão dos eixos temáticos e apresentação das atividades da Conferência.

A Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) é promovida pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), uma articulação de entidades nacionais do campo educacional e dos movimentos sociais em defesa da educação, que pauta a luta pela educação pública, inclusiva e de qualidade social. A Conape tem como tema este ano: “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”, e como lema “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

“As conferências municipais são etapas preparatórias para a Conferência Estadual de Educação  2022 e são momentos de discussões, de buscas, de planejamentos e ações para a Educação nas esferas nacional, estadual e municipal para o decenal 2024 – 2034”, explicou a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Edna Fonseca.

Integraram a mesa de trabalhos os convidados: Breno Oliveira, chefe de gabinete do Município, Karla Valéria, presidente do Conselho Municipal de Educação de Iúna, Júlio César Alves dos Santos, presidente da UNCME- ES, Milene Silva Weck, presidente do CME de Aracruz, e Adilma Barreto, conselheira do CME de Montanha e a professora Júnia Moreira Freitas que fez a solenidade de abertura e palestrou sobre a história de ensino de Paulo Freire.

Representando a Comissão de Educação da Câmara Municipal de Iúna, o vereador Emmanuel Garcia de Amorim também integrou a Conferência.

David P. Florenço
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

Secretaria de Educação conclui etapa da Conferência Municipal de Educação 2022