Secretaria de Agricultura custeia mais de 70% das despesas para análise de solo

A análise de solo é uma garantia de alta produtividade aliada a preservação do meio ambiente

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 18/04/2022 às 10:31  •  atualizado há 3 dias

A Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Agricultura, realiza para os agricultores do município, a análise do solo de suas propriedades, o custeio de mais de 70% das despesas com o laboratório. A iniciativa é da Secretaria de Agricultura e os produtores interessados deverão procurar a sede da pasta para agendamento.

Conforme explicou o secretário e Agricultura, João Marcos Gava, a análise de solo é o primeiro passo para um manejo de culturas adequado. “Esta análise mostra as condições químicas e físicas permitindo avaliar as necessidades do solo, quanto e qual tipo de calcário deve ser utilizado e quais nutrientes devem ser fornecidos por meio de adubação”, explicou João.

A garantia de uma alta produtividade aliada a preservação do meio ambiente passa por um solo fértil e conservado e a análise de solo é fundamental para propiciar as melhores condições para as culturas. “Este ano temos novidades, a Secretaria de Agricultura, além de disponibilizar o serviço de análise de solo e folhas, disponibiliza também o transporte do calcário agrícola da empresa moageira até comunidade do produtor rural requerente. O produtor pode solicitar o transporte de até 19 toneladas do calcário agrícola, por inscrição Estadual de produtor, seguindo as recomendações técnicas de acordo com análise de solo da propriedade”, esclareceu o secretário da pasta.

De acordo com a LEI Nº 2.936/2021 que dispõe da bonificação parcial da taxa sobre as análises de solo e foliar para os produtores de Iúna. Fica determinado a taxa de R$ 12,11 ao produtor, recolhida via VTRE, o que compreende menos de 30% do valor da análise, ficando o restante do valor por conta do município.

O produtor pode solicitar até 10 serviços de análise de solo e ou de folhas por ano, e tem que cumprir alguns requisitos:

Confira:
Ter guiado sua produção a partir de 2021;

Estar em dia com as suas obrigações tributárias perante o fisco municipal;
Caso o produtor tenha dúvidas quanto a forma de extrair a amostra de solo, deve procurar os técnicos agrícolas da secretaria de Agricultura para orientações. Para solicitar a análise, o produtor deve ter em mãos o comprovante de recolhimento, o talão de produtor rural e dirigir-se a secretaria de Agricultura para fazer o agendamento do serviço que obedecerá a ordem cronológica de requerimento;

Adquirir o calcário diretamente na moageira de preferência do produtor;

A quantidade a ser adquirida, ser baseada em recomendações técnicas;

Estar em dia com as suas obrigações tributárias perante o fisco municipal;

Para solicitar o serviço de transporte de calcário, o produtor deve ter em mãos o laudo de recomendação técnica recomendado a quantidade necessária e a nota fiscal do corretivo a ser transportado, o talão de produtor rural e dirigir-se a secretaria de Agricultura para fazer o agendamento do serviço sem custo ao produtor rural, que obedecerá a ordem cronológica de requerimento.

Para mais informações segue os telefones de contato: (28) 99922-4418 João Marcos | (28) 99886-1034 Paulo Sérgio.

David P. Florenço
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

Secretaria de Agricultura custeia mais de 70% das despesas para análise de solo