Saúde intensifica ações de combate à Dengue

star781

Por Vanessa Leocádio Adami, fonte Secretaria de Saúde
Publicado em 18/02/2019 as 16:46  •  atualizado há 13 horas

A Secretária Municipal de Saúde de Iúna, esteve reunida nessa manhã de segunda-feira (18/02), com os Diretores de Vigilância em Saúde, Atenção Básica e Controle de Endemias, juntamente com os ACS, onde foram traçadas metas para o combate e prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti.

O Município está em alerta, desde o registro, nos últimos dias, de quase 16 casos de suspeita de dengue notificados e as equipes da Vigilância em Saúde já estavam trabalhando na prevenção e combate aos focos que foram encontrados em todos os bairros da cidade.

Desde a primeira notificação de caso suspeitos, foram intensificadas as ações de bloqueio para eliminação dos focos, incluindo pulverização de agente químico para eliminar o mosquito.

Segundo relato dos agentes de endemias e agente comunitários de saúde, existem proprietários de terrenos baldios que não fazem limpeza dos mesmos, onde podem existir mais focos, já que o município não tem permissão para entrar em propriedade particular e fazer o serviço. Contudo, já está em construção um decreto para que seja determinada multas para os proprietários de imóveis, incluindo lotes e terrenos baldios, que não obedeçam aos requisitos mínimos de higiene “indispensáveis à proteção da saúde”.

A secretária de saúde Vanessa Leocádio Adami, alerta que é necessário que as pessoas recebam os agentes, colaborem com a equipe e ajudem no trabalho, permitindo a entrada dos agentes para encontrar e eliminar possíveis criadouros, além de manter quintais limpos e descartar recipientes que possam acumular água, servindo de foco para reprodução do mosquito. Se isso não for feito, se não houver colaboração da população, podemos ter uma epidemia em Iúna e vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para evitarmos isso”, afirma.

O primeiro bairro onde já estão sendo realizados os bloqueios foi o Quilombo, onde estão concentrados a maioria das notificações das pessoas com suspeita de dengue. Os agentes comunitários de saúde (ACS) irão visitar as residências, conversando e orientando moradores, além de eliminar potenciais criadouros do mosquito.

Situação Epidemiológica do Município

No período de 01 de setembro a 31 de dezembro de 2018 foram realizadas 04 notificações de suspeita de dengue, todos foram descartados por critério laboratorial.

No mês de janeiro de 2019 foram notificados 08 casos, em todos foram colhidos material para exame sorológico (exame este realizado pelo LACEN), 04 casos já confirmados como dengue, 01 negativo, 02 aguardam resultado e 1 resultado inconclusivo.

Até o dia 13 de fevereiro foram realizadas 08 (oito) notificações com 01 caso confirmado (via laboratório particular, exame NS1).

Prevenção

A Secretaria Municipal de Saúde coloca que a população deve estar atenta para evitar focos do mosquito, mantendo as caixas d’água bem fechadas e não deixando a água acumular em outros recipientes, como vasos de plantas, garrafas e qualquer outro que possa acumular água, inclusive nos recipientes atrás de geladeiras, calhas, plantas (como bromélias), piscinas e até tampinhas de garrafas.

A população pode ajudar, jogando cloro nos ralos das casas e nos bueiros em frente às suas residências semanalmente, porque o cloro ajuda a evitar o desenvolvimento de larvas do mosquito, mas isso serve apenas como paliativo e é importante que os agentes tenham acesso às residências.

Saúde intensifica ações de combate à Dengue

Noticia Iúna terá SAMU em 2020 Prefeito Weliton Virgílio e Secretária de Saúde Vanessa Leocadio Adami participam de reuniões que discutem a melhor forma de implantar o SAMU Regional. há 19 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Comunidade de Iúna realiza ações contra o mosquito transmissor da Dengue  há 23 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Prefeitura usa carro fumacê para ajudar no combate aos mosquitos A iniciativa busca atender aos pedidos de moradores, que relataram incômodo causado pelos insetos. há 1 mês  •  Secretaria de Saúde