Saiba como evitar doenças comuns durante o verão

Os cuidados devem ser redobrados nesta estação

Por Assessoria de Comunicação , fonte Secretaria Municipal de Saúde
Publicado em 05/01/2016 as 09:14  •  atualizado há 1 segundo

Com o Verão, o calor excessivo pode provocar alguns problemas de saúde típicos desta época, como a desidratação, insolação, intoxicação alimentar e micoses. Para que o seu Verão não acabe mais cedo, saiba como identificar e prevenir as principais doenças que mais se desenvolvem nesta estação.

Micoses

Neste período do ano, transpiramos muito e temos mais contato com a água. A umidade da pele favorece o aparecimento das micoses, que são doenças causadas por fungos e que podem ser adquiridos nas praias, cachoeiras ou piscinas.

A doença inicia-se sempre por uma pequena lesão vermelha que provoca escamação contínua da pele e coceira.

Para evitar a contaminação você precisa manter o corpo limpo e seco, especialmente os pés, evitar andar descalço em áreas de uso comum e não compartilhar objetos de uso pessoal, como alicates de unha, escovas, pentes, buchas e esponjas de banho.

Desidratação

No calor, suamos mais, é um mecanismo do corpo para manter a temperatura ideal. Se a pessoa ingere menos líquido do que o corpo perde, pode dar inicio a desidratação.

Os primeiros sintomas são mal estar e dor de cabeça.

Para evitar é necessário ingerir bastante líquido, no mínimo dois litros de água. Sucos e chás também podem ser ingeridos.

Insolação

A insolação é provocada pela exposição excessiva ao sol. Ela pode provocar intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas, tontura, febre, pele avermelhada e seca, extremidades arroxeadas e até mesmo a inconsciência.

É importante evitar tomar sol entre 10h e 16h, e não fazer exercícios físicos sob o sol nesse horário. É aconselhado também, tomar cerca de dois litros de água por dia, e usar protetor solar pelo menos 15 minutos antes da exposição do sol, repetindo a aplicação a cada duas horas.

Intoxicação Alimentar

Nas férias é comum que as pessoas se alimentem na praia, nas cachoeiras ou em outros locais que muitas vezes não possuem higiene adequada no preparo e conservação dos alimentos.

Quando uma pessoa ingere um alimento contaminado, ela pode desenvolver alguns sintomas como diarreia, náuseas, vômitos e febre.

Em geral, os sintomas da intoxicação alimentar duram poucos dias. Nos casos menos graves, um dia de repouso e a ingestão de uma grande quantidade de água ou de sucos, são suficientes para compensar a perda de líquidos. Nos casos mais graves, é necessário procurar um médico para o tratamento especifico contra o agente causador da intoxicação.

Saiba como evitar doenças comuns durante o verão

Noticia Iúna terá SAMU em 2020 Prefeito Weliton Virgílio e Secretária de Saúde Vanessa Leocadio Adami participam de reuniões que discutem a melhor forma de implantar o SAMU Regional. há 10 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Comunidade de Iúna realiza ações contra o mosquito transmissor da Dengue  há 14 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Prefeitura usa carro fumacê para ajudar no combate aos mosquitos A iniciativa busca atender aos pedidos de moradores, que relataram incômodo causado pelos insetos. há 1 mês  •  Secretaria de Saúde