Secretaria de Agricultura e Agronegócio

Reunião com cafeicultores esclarece licenciamento de secadores

As novas normativas para uso da palha de café nos secadores foi novamente abordada por engenheiro para orientar produtores

Por Assessoria de Comunicação - Josiele Rodrigues, fonte Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Agronegócio
Publicado em 27/02/2014 as 10:13  •  atualizado há 1 segundo

Os produtores rurais de Iúna tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as exigências para o licenciamento da atividade de secagem mecânica nesta segunda-feira (24), no auditório da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Agronegócio. Na ocasião, o engenheiro agrônomo do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Raul Carvalho, esclareceu para dezenas de produtores as novas normativas sobre a queima da palha de café nos secadores.

Entre os assuntos abordados, os procedimentos administrativos adotados pelo Idaf e os principais problemas ambientais existentes e as possíveis soluções foram pautas de atenção dos agricultores presentes.

“Se realizadas de forma inadequada, as etapas de secagem de café e de outros grãos podem gerar graves riscos ao meio ambiente e à saúde da população”, explicou Raul Carvalho.

Uso da palha

A nova regra estabelece que a queima da palha pode­rá ser realizada entre 8h e 17h e deverá ter autorização dos moradores vizinhos. Além disso, caso o cafeicultor tenha sistema de controle e tra­tamento da fumaça, ou se as condições do local onde o secador estiver instalado garantirem segurança am­biental na secagem com palha, o procedimento poderá ser licenciado sem a anuência dos vizinhos e sem faixas de restrição, exceto secadores próximos a escolas, postos de saúde e área urbana.

Reunião com cafeicultores esclarece licenciamento de secadores

secadores de café