Quatro cafés de Iúna são finalistas no Coffee of the Year

Nesta sexta-feira (18), os vencedores serão conhecidos.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 18/11/2022 às 10:35  •  atualizado há 6 horas

Os melhores cafés do Brasil são escolhidos na Semana Internacional do Café (SIC) através do Coffee of the Year (COY), um concurso, onde desde 2012, reuni os melhores cafés do Brasil e elege os grandes destaques do ano, entre amostras de arábica ou canéfora.

O concurso conta com duas fases. Na primeira, os profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute) fazem a prova dos cafés, e na segunda, as melhores amostras participam da Semana Internacional do Café (SIC) e são provadas por compradores.

A final do Concurso acontece nesta sexta-feira, 18 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG).

Dez amostras de cafés arábica do município de Iúna foram selecionadas para participar do COY 2022, e quatro estão entre os 47 finalistas na categoria arábica: Sítio Cordilheiras do Caparaó (Deneval Miranda Vieira), Sítio Cordilheiras do Caparaó (Valzilene Dutra Vieira), Sítio Santo Antônio (Gilberto Jesus Costa) e Sítio Refúgio do Cedro (Rogério Morineau Fornari).

O Censo Agro 2017 elegeu o município de Iúna como o maior produtor de café arábica do Estado do Espirito Santo, e segundo dados do IBGE 2020, o 9º maior produtor de café arábica do Brasil. Iúna é reconhecida pelo destaque na produção de cafés especiais, produzindo o 2º melhor café do Brasil em 2018, 8ª melhor colocação em 2019 e 3º melhor colocação em 2020, classificações realizadas na Semana Internacional do Café (SIC).

Nesta edição de 2022 teve participantes de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal, Bahia, Ceará e Rondônia.

David P. Florenço
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

Quatro cafés de Iúna são finalistas no Coffee of the Year