Secretaria de Educação e Esporte

Projeto de professor iunense fica em 1º lugar no Programa Agrinho 2019

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Educação
Publicado em 06/12/2019 às 14:21  •  atualizado há 9 horas

Foi com o projeto "Fossa Ecológica Elza de Castro" que o Professor iunense Victor Silva Salaroli do Nascimento ficou em 1º lugar na categoria Experiência Pedagógica do Programa Agrinho 2019, que envolveu quase 4 mil professores de todo o Espírito Santo. O trabalho do Professor já havia sido selecionado para participar da segunda fase do programa entre os 10 melhores do Estado.

A ideia do projeto nasceu depois que Victor participou da “Capacitação metodológica de educadores”, realizada pela Secretaria de Educação e SENAR-ES, com o tema “Inovação e Tecnologia em Defesa do Meio Ambiente” e os subtemas “Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Água no Meio Rural, Importância dos solos e Resíduos Sólidos”. Cada escola tinha a opção de desenvolver o subtema que mais seria pertinente a sua realidade e foi aí que o Professor mobilizou a turma do 9º ano da Escola EMEF Elza de Castro Scardini, distrito da Santíssima Trindade, para o enfrentamento da problemática do esgoto familiar e suas consequências para a saúde da comunidade rural e para o meio ambiente. A escola deu todo o suporte e não mediu esforços para que o projeto virasse realidade.

“A ideia desde o começo foi a de conscientizar e mobilizar os educandos para a conservação e uso consciente dos recursos naturais. Ganhar o prêmio, no entanto, nunca foi o âmago do projeto, apesar dessa conquista ser legal e importante para a educação do município e, principalmente, para o Distrito da Santíssima Trindade”, explica Victor.

Dados do IBGE (2018) revelam que aproximadamente 1/5 da população brasileira vive em área rural e, em sua maioria, não dispõe de tratamento adequado para o esgoto doméstico. Esse projeto foi desenvolvido como uma alternativa eficaz de tratamento e em alguns casos até mesmo de reutilização do esgoto doméstico em áreas rurais e em pequenas comunidades. Trata-se de uma tecnologia que previne a contaminação do solo, pois evita a prática de emissão de resíduos domésticos a céu aberto e/ou nas proximidades dos domicílios.

“Afinal, como diz John Dewey, a escola não é a preparação para a vida, mas é a própria vida. E foi isso, de modo geral, que o projeto proporcionou aos alunos. O Programa Agrinho, sem dúvidas, é um exemplo de como trazer os jovens para o enfrentamento das problemáticas do mundo contemporâneo”, ressalta o Professor de História Victor Silva.

Essa foi a edição especial de 15 anos do Programa Agrinho que tem como objetivo desenvolver ações educativas com ênfase em cidadania, saúde, preservação do meio ambiente e educação para o consumo sustentável, colaborando para a formação de cidadãos.

Projeto de professor iunense fica em 1º lugar no Programa Agrinho 2019

Turma do 9º ano da Escola EMEF Elza de Castro Scardini: projeto "Fossa Ecológica Elza de Castro".

Noticia Prefeitura inaugura nova creche e calçamento no bairro Nossa Senhora da Penha Após anos de inconsistências, a obra da creche foi concluída em fevereiro deste ano. há 1 dia  •  Secretaria de Educação e Esporte

Noticia Novos membros do Conselho de Educação tomam posse Os eleitos para o Conselho de Educação vão atuar na demanda educacional através de funções normativas, mobilizadora, consultiva e fiscalizadora. há 6 dias  •  Secretaria de Educação e Esporte

Noticia Prefeitura de Iúna fará entrega de creche e calçamento na próxima segunda (25) A entrega das obras será na nova creche do bairro Nossa Senhora da Penha, na rua Antônio Monteiro Alves. há 7 dias  •  Secretaria de Educação e Esporte

Noticia Secretaria de Educação e Esporte inicia o período de competições Torneio do Trabalhador, Campeonato Municipal de Salão e Olimpíadas Escolares já têm data marcada. há 8 dias  •  Secretaria de Educação e Esporte