Secretaria de Agricultura e Agronegócio

Programa PRÓ LEITE em ação

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Agricultura e Agronegócio
Publicado em 03/05/2019 às 16:50  •  atualizado há 9 horas

A Secretaria de Agricultura e Agronegócios, em parceria com o Incaper e a Associação dos Produtores de Leite de Iúna, distribuiu para produtores locais cerca de 2,5 toneladas de mudas da forrageira BRS Capiaçu para multiplicação.

A pecuária leiteira é a segunda atividade econômica do município de Iúna com uma produção de mais de três milhões de litros anuais, sem levar em conta as vendas de animais e subprodutos da atividade. Porém um dos problemas na atividade leiteira é a alimentação dos animais no período de seca.

A produção da forrageira Capiaçu pode chegar a trezentas toneladas de forragem por ano e pode ser fornecida diretamente no cocho, bem como fazer uma silagem com excelente valor nutritivo. Os produtores que receberam as mudas serão multiplicadores dessa nobre forrageira para o seu próprio plantio e, em momento oportuno, também disponibilizarão mudas para novos produtores que interessarem.

Os técnicos da Secretaria de Agricultura e do Incaper estão muito satisfeitos com a parceria entre as entidades e os produtores. “Com essas parcerias quem sai ganhando é o pecuarista de Iúna”, disse José Fonseca, Coordenador do programa.

O coordenador da Fazenda Experimental de Bananal do Norte, Abner Luiz Castelão, disse que em breve a fazenda disponibilizará mudas de outras forrageiras adaptadas à nossa região e desejou sucesso aos produtores.

“Optamos em oferecer a variedade de forrageira BRS Capiaçu para os produtores alimentarem seus rebanhos na época de seca porque, além do seu valor nutricional, o Capiaçu é uma forrageira altamente produtiva onde o produtor com pequena área de plantio terá condições de alimentar um número maior de animais”, concluiu Robson Tristão, Secretário Municipal de Agricultura.

Programa PRÓ LEITE em ação

Noticia Secretaria de Agricultura e Agronegócio irá construir ponte na Comunidade de Rio Pardinho nesta quarta-feira (10)  há 26 dias  •  Secretaria de Agricultura e Agronegócio

Noticia Mais uma ponte construída na zona rural do município  há 1 mês  •  Secretaria de Agricultura e Agronegócio

Noticia Novas aquisições da Prefeitura de Iúna para atender à população Um caminhão prancha e uma ambulância farão parte da frota da Administração. há 2 meses  •  Secretaria de Agricultura e Agronegócio