Secretaria de Agricultura

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 28/08/2023 às 10:22  •  atualizado há 49 minutos

A prefeitura de Iúna, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fértil Rural e Paróquia São Paulo Apóstolo - de Pequiá, realizou no dia 25 de agosto o Dia de Campo do Café Arábica, onde produtores de café puderam aprender dicas e técnicas para garantir mais qualidade e quantidade na produção dos grãos através de três palestras.

Para dar início ao evento, estiveram compondo a mesa de autoridades o Prefeito Romário Batista Vieira, o Secretário de Agricultura João Marcos Gava, o Proprietário do local onde aconteceu o evento Neomar Vimercati, o representante da Fértil Rural Danilo, o Pároco de Pequiá Frei Levy, o representante do SENAR Rodrigo Carminati, o chefe do INCAPER Matheus Fonseca e o Chefe de Gabinete Breno Oliveira.

As palestras, chamadas de estações, receberam um grupo de pessoas por vez, cada grupo foi identificado com uma cor de pulseira.

Na estação 01, o Tecnólogo em Gestão do Agronegócio Eduardo de Souza Vimercati apresentou o tema “Gestão da propriedade cafeeira” e comenta “Nós estamos aqui no Dia de Campo do Café Arábica no município de Iúna. O Senar é parceiro, junto com a Secretaria de Agricultura e o INCAPER, e nós vamos falar aqui sobre a ‘Gestão da propriedade cafeeira’, a importância da gestão. Vamos trazer números da assistência do SENAR aqui no município de Iúna, os resultados que alcançamos nas propriedades atendidas e trabalhar essa questão com os produtores participantes. Falando sobre a importância da gestão na propriedade, como fazer essa gestão, o que a gente deve analisar nessa gestão, divulgando esse trabalho que o SENAR executa na região de Iúna na assistência técnica gerencial e aqui no estado do Espírito Santo todo, em cafeicultura, bovinocultura, em parceria com os sindicatos rurais”.

Na estação 2, César Abel Krohling, Engenheiro Agrônomo, apresentou “Como podar o café - tipos de podas”, e explica “Recepa baixa é a poda de 20 cm. Tem gente que gosta de fazer a recepa alta com 50 cm. A vantagem da recepa alta é que a ramificação vai sair mais alta. Só que tem uma grande desvantagem, é muita brotação, chegando a até 4 desbrotas. A recepa é indicada para lavouras mais adensadas. A poda decote tem sido feito junto com o esqueletamento, principalmente na região mecanizada. Aí se faz um decote alto, porque nessa região mecanizada o espaçamento de 3,5 m vai formar um paredão de café. Quanto mais alto eu fizer o decote mais café vai ter. O esqueletamento é tirar a lateral do pé de café. A gente recomenda nunca cortar próximo ao tronco. 30 cm é o mais perto que se deve chegar do tronco. O corte mais perto resulta na brotação mais fraca, pois está se tirando a reserva”.

Já na estação 3, com o tema “Tecnologias de manejo nutricional para aumento de produtividade no cafeeiro”, o Engenheiro Agrônomo Marcos Abreu apresentou algumas inovações da empresa ICL “A gente tem muitos problemas com estresse abióticos, o sol escalda e queima a lavoura, principalmente café novo. Essa pode ser 65% das perdas, fora isso, também tem a perda por pragas e doenças. Hoje, o potencial das plantas cultivadas chega somente a 24%, nós temos aí o caminho de mais de 70% para a gente alcançar em produtividade que estamos deixando de ganhar. Diante disso a ICL trouxe algumas tecnologias, uma delas é o Polyblen, que são adubos com polímeros que vão produzir junto ao fertilizante uma certa durabilidade de disponibilidade dele não só até 6 meses. Ou seja, uma única adubação, uma única entrada na lavoura, uma única mão de obra”.

O Prefeito Romário Batista Vieira ressaltou a importância desse dia, e comenta “Pode ter certeza de que cada um de vocês vai sair daqui hoje com muito mais conhecimento para agregar valor na sua propriedade e garantir a melhor qualidade do seu café”.

O Secretário João Marcos agradeceu a presença e o interesse dos produtores que dedicaram um dia de trabalho para esse momento de aprendizado. “Esse Dia de Campo é para você produtor rural, para você que está aqui com sua família. É muito importante a presença de vocês. Aproveitem. Os técnicos que estão aqui para passar as palavras para vocês são de altíssimo nível, não deixe de aproveitar. Façam perguntas, questionem, é importante isso”. O Secretário aproveitou também para agradecer cada um dos parceiros que colaboraram com o evento: a família Vimercati, Nater Coope, Ceagro, DNJ Energia Solar e Elétrica, Adubos Real, Central Campo Agronegócios, Agrofert Caparaó, Adubos Divino, ICL, Agrosa e AG turismo.

Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br

Noticia Mais dois equipamentos são entregues para as Associações Rurais de Iúna Os equipamentos são entregues via deliberação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. há 10 dias  •  Secretaria de Agricultura

Noticia Prefeitura recebe retroescavadeira e caminhão em parceria com o Governo Estadual No mês de agosto a Prefeitura de Iúna adquiriu mais dois novos veículos para complementar a frota da Secretaria de Agricultura. há 25 dias  •  Secretaria de Agricultura

Noticia Inscrições para o 9º Concurso de Qualidade do Café vão até o dia 06 de setembro As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Agricultura, localizada no Parque de Exposições. há 29 dias  •  Secretaria de Agricultura