Primeira oficina do Projeto SOS Abelhas é realizada no município

A ação aconteceu em duas escolas do Ensino Fundamental.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Educação
Publicado em 15/08/2022 às 10:29  •  atualizado há 16 horas

A proposta do Projeto SOS Abelhas é mostrar o quão importante esses animais são para a preservação da natureza e a própria sobrevivência humana. É uma iniciativa de Educação Socioambiental criada para disseminar informações sobre o impacto do sumiço delas e o que pode ser feito pra preservá-las.

O lançamento aconteceu no último dia 10, juntamente com a formalização do acordo de cooperação e a capacitação dos educadores na Secretaria de Educação. Contando com a presença do prefeito Romário Batista Vieira, a secretária de educação Edna Viana, a diretora pedagógica Raquel Frangillo, a diretora Jane Kelly, professores e pedagogos das escolas participantes.

Essa parceria entre o município de Iúna, Sicoob e Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico (IBA), foi feita com alunos do 4º ano de duas escolas municipais, EMEF Delfino Batista Vieira (dia 11) e na EMEF Santa Clara do Caparaó (dia 12).

Os estudantes participaram de oficinas, aprenderam a importância das abelhas no mundo e conheceram algumas espécies, inclusive algumas que estão entrando em extinção, como é o caso de uma espécie que só existe na região do Caparaó.

A proposta pedagógica é ensinar valores e curiosidades, despertando o interesse para a pesquisa.

No mundo existem mais de 20 mil espécies de abelhas, só no Brasil são mais de 3 mil espécies. As abelhas são as maiores polinizadoras do planeta, de acordo com a ONU, 75% da agricultura, como a soja, o milho, o arroz, a cana-de-açúcar e o feijão, por exemplo, dependem de polinização, assim como 90% das plantas com flores.

Esses pequenos voadores também têm a importância na economia mundial. 90% dos 107 principais cultivos agrícolas são polinizados por abelhas, isso significa que elas são responsáveis por 10% do PIB mundial, resultando em 200 bilhões de dólares.

Essa conscientização pela preservação das abelhas existe há muitos anos, o físico Albert Einstein (1879-1955) cita que, “Se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais não haverá raça humana.”

David P. Florenço
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

Primeira oficina do Projeto SOS Abelhas é realizada no município