Prefeitura realizará Dia D na campanha Outubro Rosa

O câncer de mama é menos letal se descoberto precocemente. Para diminuir as mortes pela doença, "Outubro Rosa" mostra a importância do exame preventivo anual.

star970

Por Secretaria de Saúde, fonte Prefeitura
Publicado em 28/09/2017 as 09:44  •  atualizado há 1 segundo

No dia 06 de outubro, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde de Iúna, realizará o dia D da Campanha Outubro Rosa, que acontecerá a partir de 13h00, na Praça Antides Faria, próximo ao ginásio poliesportivo.

Outubro é o mês da campanha de prevenção contra o câncer de mama. E o principal alerta é pra importância dos exames preventivos.

O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer.

A estratégia de rastreamento do câncer de mama para mulheres de 50 a 69 anos em Iúna ganha reforço durante o "Outubro Rosa". No mês de mobilização pela prevenção da doença, a Prefeitura de Iúna amplia a oferta dos exames. O objetivo é oportunizar que toda a mulher na faixa etária preconizada regularize o exame de mamografia, que deve ser feito a cada dois anos ou conforme orientação médica.

A mamografia anual permite que a doença seja diagnóstica mais cedo e haja mais chance de cura.

A rede municipal de saúde também garante o preventivo do colo de útero (Papanicolau), anualmente para as mulheres a partir dos 25 anos ou após o início da vida sexual. O agendamento é feito nas Unidades Básicas de Saúde. O município também garante, em parceria com o SUS, a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) para adolescentes com idade de 9 a 14 anos.

Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde de Iúna também estão com programação especial voltado para a saúde da mulher. Prestação de serviços, agendamento de exames, palestras e atividades físicas orientadas, são algumas das atividades gratuitas e abertas à comunidade em geral.

O evento contará com a presença de profissionais da saúde, palestrantes convidados, que estarão ofertando:

Orientações de saúde;

Palestra com profissionais qualificados;

Teste rápido para DST/AIDS;

Aferição de Pressão Arterial,

Solicitação e agendamento de mamografia;

Solicitação e agendamento de Preventivo;

Atividade Física;

Atualização e Confecção do Cartão SUS;

Distribuição de preservativos.

Participe do evento e faça parte dessa luta contra o câncer de mama e de colo de útero.

Sua luta, nossa luta!

Realização: Secretaria Municipal de Saúde, Administração 2017 – 2020

Prefeitura realizará Dia D na campanha Outubro Rosa

Noticia Campanha Setembro Amarelo em Iúna incentiva a valorização da vida A Campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de quebrar o preconceito em relação às doenças psiquiátricas, com pessoas que estão sofrendo devido a problemas mentais, principalmente a depressão. há 3 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Secretaria de Saúde adquire veículo para transporte de pacientes O veículo é um Chevrolet Spin 7 lugares há 21 dias  •  Secretaria de Saúde

Chefe dos Agentes de Controle de Endemias Danilo Leite, Secretária de Saúde Vanessa Leocádio, Coordenadora de Vigilância Ambiental Luciene Ferreira da Silva e os agentes de combate a endemias.

Noticia Secretaria de Saúde entrega kits de trabalho e Equipamentos de Proteção Individual aos Agentes de Combate a Endemias  há 1 mês  •  Secretaria de Saúde

Noticia Iúna recebe unidade móvel do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes)  há 2 meses  •  Secretaria de Saúde

Noticia Participe da Campanha de doação de sangue e medula óssea  há 2 meses  •  Secretaria de Saúde

Noticia Primeira Semana Municipal de Enfermagem é realizada em Iúna  há 3 meses  •  Secretaria de Saúde