Prefeitura oferece cirurgia de Vasectomia gratuitamente

A cirurgia de vasectomia é ofertada pela Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Saúde, para homens com mais de 25 anos ou que já tenham pelo menos dois filhos.

Publicado em 31/05/2022 às 08:00  •  atualizado há 4 horas

Pensando em garantir o planejamento familiar e a melhoria da qualidade de vida da população, a Prefeitura de Iúna está implantando o programa de planejamento familiar e está disponibilizando diversos métodos contraceptivos. Por meio da Secretaria de Saúde, agora, a vasectomia (procedimento cirúrgico que interrompe a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos, impedindo a gravidez), será disponibilizada para a população iunense, ampliando assim a gama de procedimentos e métodos contraceptivos que podem ser feita após indicação dos médicos das Estratégias de Saúde da Família de nosso município.

De acordo com o diretor de instrumentos de planejamento e gestão do SUS, o Enfermeiro Ricardo Evangelista, o acompanhamento do paciente começa no contato com o enfermeiro (a), médico (a) das Equipes de Saúde da Família, onde o paciente recebe as orientações e sobre o procedimento que é realizado em ambiente hospitalar. "Quando o homem conversa com um profissional da Unidade Básica sobre a possibilidade de realizar a cirurgia de vasectomia, ele mostra as várias opções de planejamento familiar, explicando as características de cada uma. Somente através da informação clara é que o paciente pode ter a certeza do que ele quer e qual é o método mais apropriado para o casal", informa.

"A cirurgia de vasectomia se torna definitiva após um temo, não sendo possível a reversão. Então, antes que o paciente ou o casal tomem a decisão, nós apresentamos a ele uma série de outros métodos contraceptivos eficazes, como a camisinha (masculina e feminina), os anticoncepcionais de uso oral e injetável para a parceira e por fim, os métodos mais radicais, como a laqueadura (ligadura de trompas) para mulheres e a vasectomia para os homens. Mas, se ele estiver realmente decidido, temos várias equipes preparadas para atendê-lo e realizar o procedimento", complementou a diretoria da atenção primária Ariadia Bebiane.

A cirurgia de vasectomia é ofertada pela Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Saúde para homens com mais de 25 anos ou que já tenham pelo menos dois filhos. Para ter acesso ao serviço, o usuário deve procurar a unidade de saúde de sua referência, onde deverá participar das ações do programa de planejamento familiar, e será encaminhado ao urologista.

Para o secretário de Saúde Iúna, Durval Santiago, essa conquista é um investimento nas famílias iunenses e garantia de acolhimento mais eficaz e resolutivo. “A prefeitura da Iúna tem buscado dar o acolhimento adequado às nossas famílias que usam a Rede Municipal de Saúde. Nosso objetivo é fazer um trabalho mais humano, mais ágil e mais resolutivo. Conseguimos aprovar o protocolo de planejamento familiar do município de Iúna foi aprovado pela CIR SUL – Comissão Intergestores Regional da Região SUL com o empenho dos servidores, sob a gestão do nosso prefeito Romário Batista Vieira, que tanto tem trabalhado para cuidar das pessoas”, declarou.

Prefeitura oferece cirurgia de Vasectomia gratuitamente

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 5 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Tiradentes: personalidade importante na luta pela independência do Brasil Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. há 5 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Inscrições para o Concurso Público nº 01/2023 vão até esta terça-feira (16) As inscrições devem ser feiras através do site www.institutoconsulplan.org.br. há 9 dias  •  Prefeitura Municipal