Prefeitura iniciará pesquisa sobre coleta seletiva de lixo

Levantamento será realizado pelas agentes de saúde, que participaram de treinamento para a coleta de dados junto aos moradores

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Saúde
Publicado em 18/07/2014 as 10:32  •  atualizado há 1 segundo

A partir de agosto, as agentes de saúde darão início a uma importante pesquisa nas residências do município para levantar informações sobre o conhecimento da população referente à coleta seletiva do lixo. Para isso, as profissionais participaram de uma reunião com os secretários de Saúde, Meio Ambiente e de Obras, Serviços Urbanos e Infraestrutura, na qual receberam as orientações sobre o formato, preenchimento e abordagem para a pesquisa.

"O papel das agentes é fundamental para o desenvolvimento de muitas políticas públicas de saúde no município e esse será mais um importante trabalho que elas desenvolverão e que resultará em um trabalho abrangente, envolvendo as áreas de saúde, meio ambiente e serviços urbanos", comentou a secretária de Saúde, Andreia Louzada.

De acordo com o secretário de Obras, Waldrem Marcelo Oliveira, após a finalização da pesquisa, o planejamento é que a coleta seletiva seja implantada até o final do próximo mês. "Contamos com a colaboração de todos os moradores para que participem dessa pesquisa. A coleta seletiva traz benefícios para população e para o município. Queremos conscientizar o cidadão sobre a quantidade de resíduos que ele gera e sobre as consequências que isso traz ao meio ambiente. Estamos trabalhando para que o fim do lixão e o início da coleta seletiva aconteçam até o final do próximo mês", afirmou o secretário.

Para a agente de saúde Ludmila Ferreira Torres, o trabalho será muito importante para a saúde das pessoas e para a recuperação do meio ambiente da região.

"Gostei muito da iniciativa da Prefeitura de implantar esse projeto em nosso município e tenho certeza que eu vou poder contribuir muito. Já é rotina no meu trabalho visitar várias casas, e agora terei a chance de ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância de separar o lixo corretamente", disse.

Coleta seletiva

A Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.

Prefeitura iniciará pesquisa sobre coleta seletiva de lixo

Agentes de saúde receberam orientações sobre pesquisa

Noticia Prefeitura usa carro fumacê para ajudar no combate aos mosquitos A iniciativa busca atender aos pedidos de moradores, que relataram incômodo causado pelos insetos. há 8 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Prefeitura de Iúna realiza ações contra o mosquito transmissor da Dengue A Secretaria Municipal de Saúde continua realizando diversas ações contra o mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. há 18 dias  •  Secretaria de Saúde