Secretaria de Saúde

Prefeitura de Iúna intensifica combate à dengue

Além das visitas dos agentes de endemias, panfletos serão distribuídos como reforço das ações de prevenção

1.288

Por Assessoria de Comunicação - Josiele Rodrigues, fonte Secretaria Municipal de Saúde
Publicado em 15/05/2014 as 10:42  •  atualizado há 1 segundo

A Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Saúde, realiza um trabalho permanente de prevenção e combate à dengue em todo o município, e para ajudar nas ações de conscientização da população lançou um material impresso educativo. A partir da próxima semana, panfletos serão entregues pelos agentes de endemias à população.

"Temos um histórico nesta época do ano, quando o número de casos de dengue aumenta em nossa cidade. Então, além do trabalho de rotina, os agentes irão explicar aos moradores como deve ser feita a prevenção. Faremos um trabalho em conjunto com os moradores", explicou o secretário de Saúde, Eder Batista de Melo.

A cada dois meses uma equipe de agentes de endemias vai para as ruas e realiza um trabalho de busca de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti em casas e terrenos.

De acordo com o agente de endemias Hélio Borel Simões, a maioria dos focos encontrados no município estão em depósitos artificiais. "Os mosquitos são encontrados em garrafas plásticas e latas com água parada nas próprias residências e nos quintais", ressaltou o agente.

Saiba mais

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti. Não há transmissão pelo contato direto com um doente, nem por meio de fontes de água ou alimento.

Sintomas

Febre, dor no corpo e dor de cabeça são manifestações da dengue. Dor abdominal intensa, sangramento, tonteira são sinais de gravidade. As pessoas que apresentarem esses sinais e sintomas devem procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

Para reduzir o risco de agravamento do quadro clínico, a orientação é que, aos primeiros sinais da doença, seja reforçada a ingestão de líquidos: água, chás e sucos ajudam no processo de hidratação do corpo.

Cuidados contra a dengue

- Mantenha caixas d'água, tonéis, tambores, barris, cisternas e poços bem fechados. Tampe com a tampa própria ou telas. Não use plástico.

- Lave a caixa d'água com escova e sabão a cada seis meses. Os outros reservatórios devem ser lavados uma vez por semana.

- Elimine xaxins e pratinhos de vasos de plantas. Se não for possível, escorra a água todos os dias e lave o pratinho com escova, água e sabão uma vez por semana. Ou coloque areia até a borda do pratinho.

- Fure e entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza pública ou para reciclagem. Caso precise ficar com os pneus, guarde-os sem água em local seco e coberto, protegidos da chuva e de goteiras.

 

Fotos

Prefeitura de Iúna intensifica combate à dengue

Prefeitura de Iúna intensifica combate à dengue

https://iuna.es.gov.br/noticia/2014/05/prefeitura-de-iuna-intensifica-combate-a-dengue.html

Publicações relacionadas

Noticia Prefeitura usa carro fumacê para ajudar no combate aos mosquitos A iniciativa busca atender aos pedidos de moradores, que relataram incômodo causado pelos insetos. há 9 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Prefeitura de Iúna realiza ações contra o mosquito transmissor da Dengue A Secretaria Municipal de Saúde continua realizando diversas ações contra o mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. há 19 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Secretaria de Saúde realiza o "Novembro Azul" Eventos de prevenção e conscientização acontecem ao longo do mês de novembro nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). há 20 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Carreta Roda-Hans: Iúna recebe projeto de Combate à Hanseníase  há 1 mês  •  Secretaria de Saúde

Noticia Secretaria de Saúde realiza dia "D" da Campanha de vacinação contra o Sarampo e Campanha do Outubro Rosa Evento ocorreu nesse sábado (19) na praça do ginásio de esportes. há 1 mês  •  Secretaria de Saúde

Noticia Dia D da Campanha Outubro Rosa 2019  há 1 mês  •  Secretaria de Saúde

Noticia Secretaria de Saúde presta contas em Audiência Pública  há 2 meses  •  Secretaria de Saúde

Noticia Iúna realiza treinamento sobre tratamento contra a Leishmaniose para os municípios da Regional Sul Técnicos de vários municípios da regional sul recebem treinamento acerca das formas de diagnóstico e tratamento da doença. há 2 meses  •  Secretaria de Saúde

Noticia Campanha Setembro Amarelo em Iúna incentiva a valorização da vida A Campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de quebrar o preconceito em relação às doenças psiquiátricas, com pessoas que estão sofrendo devido a problemas mentais, principalmente a depressão. há 2 meses  •  Secretaria de Saúde

Noticia Secretaria de Saúde adquire veículo para transporte de pacientes O veículo é um Chevrolet Spin 7 lugares há 3 meses  •  Secretaria de Saúde

Aguarde, enviando dados!

clear