PREFEITO ROMÁRIO DÁ ORDEM DE SERVIÇO E ANUNCIA 5 MILHÕES EM INVESTIMENTOS

Anúncio foi feito durante a visita de dois secretários de Estado. As regiões de São João do Príncipe e Rio Claro serão as primeiras a receber os investimentos no tratamento de estradas e calçamento.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura Municipal de Iúna
Publicado em 07/06/2021 às 18:32  •  atualizado há 21 horas

📣   A comunidade de Rio Claro, no município de Iúna, recebeu nessa sexta-feira, 4 de junho, a visita do secretário de Estado do Governo Gilson Daniel, e a secretária de Turismo do Estado Lenise Loureuro. Recebidos pela equipe da Prefeitura Municipal, os secretários puderam conhecer melhor o potencial turístico da região e também suas principais necessidades.

O Secretário de Gestão Waldrem Marcelo citou que um dos maiores gargalos para o desenvolvimento de Rio Claro é a falta de sinal de telefonia móvel e energia trifásica, fazendo um pedido aos secretários. “O sinal da torre de telefonia de São João do Príncipe não chega até aqui. As operadoras não entendem bem que, apesar de aqui ter uma pequena comunidade, a população de visitantes é muito grande. O município poderia até investir em um repetidor de sinal, mas homologar com as operadoras é muito difícil. Já a energia elétrica dá picos e constantemente para de funcionar, por isso a comunidade precisa de energia trifásica”, solicitou.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Limpeza Pública e Turismo Manoel Rafael Gomes explicou que o projeto de tratamento de esgoto será feito e está em fase de processo licitatório. “O esgoto será tratado aqui casa a casa, primeiramente em Rio Claro e depois em São João do Príncipe”, salientou.

A Secretária de Estado de Turismo Lenise Loureiro destacou que os principais destinos turísticos do país se destacam pela iniciativa privada. “O poder público faz sim a diferença quando vai ao encontro desses propósitos construídos pelos empresários, fornecendo infraestrutura, dialogando, fazendo essa liga também entre os municípios”.

O Secretário de Estado de Governo Gilson Daniel relembrou que mesmo antes de assumir o posto, ele tinha ido visitar o Poço do Egito e percebeu o quanto o local era bonito, mas a estrada era precária. “Quando eu vi a secretária Lenise citando o programa Caminhos do Turismo, já havia cinco locais cadastrados. Eu pedi então que pudesse incluir também Rio Claro no programa. Esse projeto visa a aplicação de revsol nas estradas para melhorar os acessos. Além disso, estamos trabalhando com o programa Calçamento Rural, onde o Estado entrega os blocos e meio fio e a prefeitura monta o pavimento”, afirmou o secretário.

O prefeito municipal Romário Batista Vieira destacou as realizações da atual administração, inclusive das obras de pavimentação. “É muito triste ver uma casa do lado de uma estrada de chão e a família que ali vive sofrendo com a poeira. O Governo do Estado fez uma belíssima obra na estrada de Divino de São Lourenço a Guaçuí e está fazendo outra gigantesca na estrada de Castelo até Muniz Freire. Fica o nosso pedido para estender a obra e pavimentar a estrada de Muniz Freire a Iúna”, concluiu o prefeito.

"A região do Príncipe e do Rio Claro moram no meu coração e eu tenho um carinho imenso por ela", afirmou o prefeito Romário que ainda complementou. "Esta região sempre ficou esquecida e na minha gestão ela terá prioridade!"

As obras em toda a região de Pequiá (Santa Clara, Laranja da Terra, São João do Príncipe, Rio Claro e entornos) já foram iniciadas. O Prefeito Romário já deu três ordens de serviços para melhoramento das estradas e calçamento, e a região tem recebido investimento com recurso próprio no que será um teste para aplicação de GloboSolo e de acordo com a avaliação dos engenheiros, o tratamento será replicado para as demais estradas.

Ao todo serão investidos 5 milhões em infraestrutura na região, somente com recursos próprios.

De acordo com planejamento atual da gestão 2021-2024 serão investidos 50 milhões de reais em infraestrutura, e 10% desse total está sendo destinado para os  acessos e conservação de estradas e vias das regiões de São João do Príncipe e Rio Claro.

Mais isso não é suficiente, afimou o Prefeito Romário. Precisamos investir o montante do nosso planejamento total, o que inclui uma parceria com o governo estadual com no mínimo 25 milhões e o governo federal com mais 40 milhões, e aí sim, prepar nosso município para o desenvolvimento sustentável, com infraestrutura para escoamento de produção, atendimento de demandas do turismo e as ferramentas sociais para melhor atender o cidadão local com saúde, lazer, cultura, educação, habitação entre outros.

O evento também contou com a presença dos vereadores Helton Mariano, Emanuel Garcia, Edimilson Flora, Mateus Fonseca e o presidente da Câmara de Vereadores Édson Márcio, que enfatizou da importância na parceria Câmara - Prefeitura facilitando a relação entre os poderes e alinhamento de objetivos.

PREFEITO ROMÁRIO DÁ ORDEM DE SERVIÇO E ANUNCIA 5 MILHÕES EM INVESTIMENTOS

Noticia Assistência Social: Dispensa de Chamamento Público Dispensa de Chamamento Público entre as organizações da Sociedade Civil que prestam serviços tipificados da Assistência Social com a Prefeitura Municipal de Iúna. há 2 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Dia dos Professores O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. há 2 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Mobilização nacional de multivacinação Atualize a caderneta de Vacinação de seus filhos há 3 dias  •  Prefeitura Municipal