Posto de saúde ou pronto-socorro? Veja onde procurar atendimento

Muitos atendimentos podem ser realizados nos postos de saúde, diminuindo a lotação dos prontos-socorros. Faça sua parte!

Por Assessoria de Comunicação - Josiele Rodrigues, fonte Secretaria de Saúde
Publicado em 02/07/2014 as 18:28  •  atualizado há 1 segundo

Você sabe qual atendimento procurar quando está gripado? E se precisar fazer um curativo, onde deve ir? Os problemas de saúde mais comuns e os exames de rotina devem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) do seu bairro ou distrito. Já para os casos de urgências, como acidentes, fraturas, infartos o paciente deve ser encaminhado para o pronto-socorro do hospital. É importante saber a diferença dos locais, pois atualmente, a cada 10 pessoas que procuram o atendimento seis não são casos de urgência.

Segundo o secretário de saúde Eder Batista de Melo, a maioria dos casos que chega ao pronto-socorro poderia ser atendida com hora marcada, em uma unidade de saúde. "É importante que a população faça o uso correto desses locais de atendimento. Assim, o tempo de espera por uma consulta é reduzido e todos são atendidos com qualidade", frisou.

E esses mesmos casos são responsáveis pelo aumento do tempo de espera causado aos que necessitam ser atendidos com urgência, uma vez que ocasos mais graves demandam mais tempo da equipe de atendimento.

Posto de saúde x pronto-socorro

O objetivo dos postos de saúde, que são a porta de entrada do SUS, é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhar ao hospital. Nesses locais os moradores podem realizar consultas regulares, tratamento odontológico, pegar medicamentos, fazer exames laboratoriais e tomar vacinas.

A real função do pronto-socorro de um hospital, como o próprio nome diz, é atender pacientes que estejam em estado de urgência ou emergência. São pessoas que correm risco eminente de vida, como acidentados, suspeita de infartos, derrames, apendicite, pneumonia, fraturas, entre outras complicações. Essa informação é o caminho correto para o bom atendimento, uma vez que a cada 10 pessoas que procuram o serviço, em média, seis não são casos de urgência.

Outro item que dificulta o trabalho da equipe no pronto-socorro é o número exagerado de acompanhantes, o que causa a sensação de superlotação e aumenta o risco de contaminação. O pronto-socorro também não é o lugar certo para solicitação de exames, trocas de receitas, atestados de saúde e outros procedimentos que não sejam de urgência.

O uso consciente por parte dos usuários colabora para o melhor funcionamento do pronto-socorro, diminuindo o tempo de espera e melhorando o fluxo do atendimento médico-hospitalar.

UBS ou Postos de Saúde

- As UBSs ou postos de saúde têm por objetivo a promoção da saúde e o acompanhamento e o desenvolvimento humano atendendo pacientes agendados em regime de rotina (não urgência) em clínica médica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, odontologia e enfermagem.

- Atualmente o município conta com 12 postos de saúde.

Pronto-socorro (Santa Casa de Iúna)

- Atendimento de urgências e emergências (situações que representam risco de vida) através de consultas, suturas, administração de medicamentos, inalações e curativos durante 24 horas.

Posto de saúde ou pronto-socorro? Veja onde procurar atendimento

Muitos atendimentos podem ser realizados nos postos de saúde

Noticia Iúna terá SAMU em 2020 Prefeito Weliton Virgílio e Secretária de Saúde Vanessa Leocadio Adami participam de reuniões que discutem a melhor forma de implantar o SAMU Regional. há 10 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Comunidade de Iúna realiza ações contra o mosquito transmissor da Dengue  há 14 dias  •  Secretaria de Saúde