Plano Safra 2022/2023 tem crescimento em linhas de investimentos de mais de 36%

Iúna irá sediar o "AgroShow", entre os dias 14 a 16 de julho, para apresentar aos produtores rurais do Município e região o Plano que irá atender as demandas dos agricultores locais

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 30/06/2022 às 13:22  •  atualizado há 53 minutos

Iúna vai sediar entre os dias 14 a 16 de julho, o evento "AgroShow" com o apoio da Prefeitura de Iúna e realização da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e Sindicato dos trabalhadores Rurais de Iúna e Irupi.  O momento irá apresentar o Plano Safra 2022/2023. A notícia foi divulgada pela equipe gestora de Iúna que acompanhou ontem, em Brasília DF, o lançamento do Plano Safra Nacional 2022/2023. O prefeito Romário Batista Vieira  e equipe participaram do anuncio do Plano, durante cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, do ministro da Agricultura, Marcos Montes, do Presidente do Banco do Brasil Fausto de Andrade Ribeiro,  Deputada Federal e ex-Ministra de Agricultura, Teresa Cristina, do Ministro da Economia Paulo Guedes, além de diversas outras autoridades.

A convite do Deputado Federal, Neucemir Fraga, o prefeito Romário participou do lançamento oficial do Plano Safra  e participou da apresentação dos dados oficiais do novo Plano. O governo federal vai disponibilizar um total de R$ 340,88 bilhões em financiamentos para apoiar a produção agropecuária nacional até junho do próximo ano. O valor, segundo o Ministério da Agricultura, representa aumento de 36% em relação ao Plano Safra anterior, que disponibilizou R$ 251 bilhões a produtores rurais.

"Estamos lançando um plano safra capaz de atender aos diversos segmentos do agro e atento aos compromissos do governo e da sociedade de responsabilidade fiscal, um plano safra com valor muito expressivo, R$ 341 bilhões diante de R$ 252 na safra passada, e com taxas de juros compatíveis e inferiores às taxas de mercado, inferiores até à taxa Selic", destacou o ministro Marcos Montes.

O novo Plano Safra também aumentou, de 50% para 70%, a possibilidade de uso dos recursos das Letras de Crédito do Agronegócio (LCA). A LCA é um título de renda fixa emitido pelos bancos para financiar atividades agropecuárias. A expectativa, segundo o governo, é que a medida gere uma maior participação do mercado de finanças privadas do agro, com a expansão de títulos como a CPR, CDCA, CRA, além da LCA.

Pronaf e Pronamp

Os recursos para os pequenos produtores rurais, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), subiram 36%, totalizando R$ 53,61 bilhões, com juros de 5% ao ano (para produção de alimentos e produtos da sociobiodiversidade) e 6% ao ano (para os demais produtos).

David P. Florenço
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

Plano Safra 2022/2023 tem crescimento em linhas de investimentos de mais de 36%