PAEBES para avaliação dos estudantes será nos dias 08 e 09 de novembro

Todos os alunos da rede municipal e estadual devem participar da avaliação do PAEBES.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 04/11/2022 às 15:36  •  atualizado há 2 dias

O PAEBES avalia a qualidade da educação básica da rede pública estadual e, por adesão, da rede municipal.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte informa que nos dias 08 e 09 de novembro de 2022 (terça-feira e quarta-feira), os alunos do 2º, 5º e 9º anos estarão realizando o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES).

O PAEBES avalia anualmente o nível de apropriação dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática e, em anos alternados, em Ciências Humanas e Ciências da Natureza (a partir do 9º ano Ensino Fundamental).

Em 2021, o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo - Alfabetização (PAEBES ALFA) avaliou os estudantes matriculados no 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática; e o PAEBES avaliou os estudantes matriculados no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio em Língua Portuguesa (leitura e produção de texto), Matemática e Ciências da Natureza.

Os dados produzidos a partir das avaliações consistem na análise do cenário da educação pública, colaborando para o entendimento dos fatores que incidem na qualidade do ensino em âmbito escolar e na aprendizagem revelada pelos estudantes.

A Secretaria ressalta que é muito importante que todos os alunos participem dessa avaliação que será realizada em todo o estado do Espírito Santo.

David P. Florenço
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

PAEBES para avaliação dos estudantes será nos dias 08 e 09 de novembro