Pacto pela alfabetização: educadores apresentam resultados

Em 2014, professores participaram de cursos e seminário com o objetivo de contribuir para a alfabetização na idade certa em Iúna

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Educação
Publicado em 11/12/2014 às 17:56  •  atualizado há 9 dias

Desde o início de 2014, a Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Educação, vem investindo na capacitação de dezenas de educadores da rede de ensino municipal em adesão ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, do MEC. Na última semana, entre os dias 05 e 06 de dezembro, dezenas de professores apresentaram os trabalhos de conclusão do curso de alfabetização e participaram de um seminário de encerramento das atividades, quando relataram as experiências que deram certo nas salas de aula.

“O PNAIC é um programa do governo Federal que nós aderimos no ano passado. Desde então, a educação no município não foi mais a mesma, pois os professores estão se empenhando muito. O objetivo é garantir, nos próximos anos, com que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental”, explicou a secretária de Educação, Maria Aparecida Vetorazzi Vargas.

Ao longo de 2014 foram realizados com os educadores dois encontros por mês para avaliar os trabalhos aplicados nas salas de aula, com a ajuda de orientadores da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes.

“Há dois anos estou trabalhando nesse projeto, que me ajudou muito na prática da alfabetização em sala de aula. Procuro participar de maneira ativa e intensa durante todo o ano pra obter os melhores resultados com os alunos”, avaliou o professor Amarildo Ferreira.

E as ações para alcançar os objetivos do PNAIC seguem em 2015. “Estamos trabalho na formação do professor desde o ano passado, de acordo com as diretrizes do MEC, e já temos muitos resultados positivos. Ano passado trabalhamos com a linguagem em sala de aula e este ano a programação foi a linguagem no ensino da matemática. Ano que vem a previsão é trabalhar com ciências e a parte pedagógica”, explicou a coordenadora municipal do PNAIC, Eni Silva Gomes.

Saiba Mais

O PNAIC é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, Estados, municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, oito anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização nos três primeiros anos de estudo. Os professores recebem cursos de formação continuada de alfabetizadores.

Clique na imagem abaixo e confira galeria de fotos e vídeo.

Pacto pela alfabetização: educadores apresentam resultados

Programa Educação na Idade Certa em Iúna

Noticia Inscrições para o Concurso Público nº 01/2023 vão até esta terça-feira (16) As inscrições devem ser feiras através do site www.institutoconsulplan.org.br. há 4 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 6 dias  •  Prefeitura Municipal