Prefeitura Municipal

Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama

O Outubro Rosa é um movimento internacional sobre o controle do câncer de mama criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

2.087

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 05/10/2022 às 08:48  •  atualizado há 1 hora

Outubro Rosa é uma campanha com intenção de alertar a população, principalmente mulheres, sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, auxiliando com dados preventivos.

É extremamente importante que as mulheres façam exames preventivos e consultas com um(a) ginecologista ao menos uma vez ao ano para garantir que sua saúde esteja estável.

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário, e se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

Diagnosticar o câncer precocemente aumenta as chances de cura. De acordo com o Instituto Oncoguia, isso acontece com 95% dos casos que são descobertos em seu estágio inicial.

A própria mulher pode fazer a auto toque em suas mamas, se perceber que é um caroço, deve procurar um médico o mais rápido possível.

Se perceber alguns dos sintomas a seguir a atenção deve ser redobrada: inchaço de toda ou parte de uma mama, nódulo único endurecido, irritação de uma parte da mama, dor na mama ou mamilo, vermelhidão na pele, edema (inchaço) da pele, espessamento ou retração da pele ou do mamilo e secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos.

A campanha visa, também, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Fotos

Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama

https://iuna.es.gov.br/l/cbbzV.html

Publicações relacionadas

Noticia Inscrições para o Concurso Público nº 01/2023 vão até esta terça-feira (16) As inscrições devem ser feiras através do site www.institutoconsulplan.org.br. há 3 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 6 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 13 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 21 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Prefeitura de Iúna deseja Feliz Páscoa aos munícipes Que este período de Páscoa seja marcado por gestos de solidariedade, compaixão e união. há 21 dias  •  Prefeitura Municipal

01:47:12

Vídeo Licitação CP Nº 86/2023 - Obra de construção de Ponte no Parque Industrial Execução da obra de construção de Ponte no Parque Industrial, Rua Vereador Braz Lofêgo, Guanabara, Iúna/ES. há 24 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 27 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 1 mês  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 1 mês  •  Prefeitura Municipal

57:52

Vídeo Licitação CP Nº 61/2023 - Execução da obra de construção da escola e quadra de Santa Clara do Caparaó. Execução da obra de construção da escola e quadra de Santa Clara do Caparaó. há 1 mês  •  Prefeitura Municipal

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade