Secretaria de Turismo e Cultura

Orações e agradecimentos marcam o dia de Santa Luzia em Iúna

O dia de Santa Luzia é celebrado pela Igreja Católica no dia 13 de dezembro.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura Municipal
Publicado em 15/12/2023 às 13:45  •  atualizado há 58 segundos

No dia 13 de dezembro o município de Iúna celebrou a Festa de Santa Luzia com um dia de missas, orações e agradecimentos no Santuário Água Santa.

Pela manhã, a procissão com a imagem da santa saiu da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens em direção ao Santuário, onde aconteceu ao longo do dia cinco missas. Uma das missas foi celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa.

Entre crianças, adultos e idosos, o clima era de muita fé, com acendimento de velas e orações de joelhos.

Centenas de fiéis passaram pelo Santuário durante todo o dia, visitando a gruta onde os devotos deixam fotos, imagens, poemas, orações, pedidos e agradecimentos por bençãos e milagres, principalmente relacionados à visão.

Passar pela Pedra do Pecado e levar para casa a “água santa”, que é disponibilizada em um bebedouro, também fes parte do dia de celebração.

Para uma melhor circulação de fiéis e turistas, a Prefeitura de Iúna fez o calçamento dentro do Santuário, em toda a passagem que vai da entrada até a Pedra do Pecado, o equivalente a 400 m².

O Santuário de Santa Luzia, também conhecido como Santuário Água Santa, funciona de terça à domingo das 7h às 17h e permanece fechado na segunda para manutenção. Todo dia 13 de cada mês acontece a missa às 7h.

ORAÇÃO DE SANTA LUZIA

"Ó, Santa Luzia, que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados, antes de negar a fé e conspurcar vossa alma; e Deus, com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos. Eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença dos meus olhos.

Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, o colorido das florestas e o sorriso das crianças. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e santos.

Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém".

Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br

Orações e agradecimentos marcam o dia de Santa Luzia em Iúna

Noticia Feira Arte e Sabor encanta com mistura de culinária e música Esta edição da Feira Arte e Sabor marcou o início de uma série de eventos que prometem encantar os moradores e visitantes de Iúna ao longo do ano. há 5 dias  •  Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Expositores do ramo alimentício têm orientação sobre a Feira Arte e Sabor A Feira Arte e Sabor acontece neste sábado (06). há 11 dias  •  Secretaria de Turismo e Cultura