Secretaria de Agricultura e Agronegócio

star420

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Agricultura e Agronegócios
Publicado em 19/10/2018 às 17:23  •  atualizado há 11 horas

O encerramento do 4º Concurso de Qualidade do Café de 2018 mostrou que Iúna tem grande potencial no seguimento de cafés especiais. Os jurados ficaram impressionados com a qualidade dos cafés produzidos em nossa região e com a pontuação de 92 pontos na categoria natural do 1º lugar. O evento contou com um grande público e teve uma novidade, os participantes puderam interagir e serem os “jurados” da noite escolhendo através da degustação e votação o café de sua preferência. Houve também o cupping para vários compradores de todo o Brasil, onde eles puderam ofertar os valores do produto.

Este ano o concurso surpreendeu pela quantidade de amostras e pontuações alcançadas. Foram 55 participantes com 67 amostras, sendo que 30 foram de café cereja descascado/despolpado e 37 de café natural. Um fato interessante é que o 1º colocado da categoria de café natural, Deneval Vieira, conseguiu se classificar em 3º lugar na categoria café cereja descascado/despolpado garantindo assim as duas premiações.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo João Marcos Gava o concurso foi um marco e uma vitória para Iúna, porém quem ganha é o produtor rural. “Os cafés que mais se destacaram foram os naturais, que são uma marca registrada de Iúna, com isso se ganha notoriedade no cenário nacional e agrega valor e renda ao município”.

Os produtores são de suma importância para que os cafés se tornem especiais. Através de capacitações e melhorias no manejo eles surpreendem cada ano que passa com sua dedicação ao café. “O concurso enriquece o nosso trabalho e faz com que a gente tenha uma responsabilidade maior, pois aqui está sendo a vitrine para o município. Estou muito satisfeito em poder participar”, comentou o produtor rural João Januario de Brito antes de se classificar como 6º colocado na categoria de café natural.

Ampliar o atendimento e a capacitação ao produtor rural é uma meta da administração. A Secretaria de Agricultura e Agronegócios já firmou parcerias com o INCAPER, a Caparaó Jr e a Associação dos produtores de cafés especiais de Iúna visando ampliar ao máximo a assistência técnica e a orientação para o produtor rural, o que é fundamental para alcançar os resultados obtidos. “Iúna passou este ano a ser o maior produtor de café arábica do Espírito Santo e com certeza será o maior produtor de cafés especiais do Brasil”, garantiu o Secretário de Agricultura e Agronegócios Robson Tristão.

Para agregar maior valor ao trabalho da Associação dos produtores de cafés especiais, a Prefeitura concedeu através de emenda parlamentar a utilização de imóveis, equipamentos, armazém, laboratório de análise de solo, uma sala de torra e laboratório de análise sensorial. Isso irá contribuir para a evolução da produção dos cafés especiais de Iúna e levar o nome do município cada dia mais longe.

Noite de surpresas no encerramento do 4º Concurso de Qualidade do Café

Desobstrução e retirada de barreiras da região da Serra do Fama

Noticia Mãos à obra para reconstruir nosso município Secretaria de Agricultura e Agronegócio está viabilizando a desobstrução das estradas vicinais e acesso às comunidades de Iúna. há 1 dia  •  Secretaria de Agricultura e Agronegócio

Desobstrução e retirada de barreiras da região da Serra do Fama