Secretaria de Turismo e Cultura

Municípios debatem propostas durante 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura

A Conferência abrangeu os municípios de Iúna, Irupi, Ibatiba e Ibitirama.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 29/08/2023 às 15:56  •  atualizado há 23 horas

O município de Iúna sediou nesta terça-feira (29) a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura, que contou com a participação de artistas culturais, produtores, conselheiros, gestores, estudiosos e pesquisadores, investidores e demais protagonistas da cultura dos municípios de Iúna, Ibatiba, Ibitirama e Irupi, com o objetivo de discutir as políticas culturais municipais.

A mesa de autoridades foi composta pelo Prefeito de Iúna Romário Batista Vieira, o Secretário de Turismo e Cultura de Iúna Rogério Cézar, a Subsecretária de Cultura Maria Aparecida Vetorazzi Vargas, a Secretária de Meio Ambiente, Cultura e Turismo de Ibatiba Gecinete Pimentel de Carvalho, a Secretária de Administração de Ibatiba    Solange Assis, a Secretária de Educação de Irupi Cássia Machado de Oliveira, a Secretária de Turismo e Cultura de Irupi Léia Cardoso, a Secretária de Turismo e Cultura de Ibitirama Ana Maria Vargas, o Prefeito de Ibitirama Ailton da Costa Silva (Ailton Vein), a Subsecretária de Estado da Cultura - SECULT Carol Ruas, e a Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura Renata Weixter.

Estiveram presentes também o Chefe de Gabinete Breno Oliveira, o vereador João Pedro de Carvalho Rocha (Ibatiba), o professor do IFES João Wesley dos Santos, o Subsecretário de Planejamento e Finanças Waldrem Marcelo, o Secretário de Agricultura João Marcos Gava, a Secretária de Educação e Esportes Edna Fonseca, o Presidente da Academia Iunense de Letras José Saloto Sobrinho e o autor Rodrigo Aguiar de Lima.

O Secretário de Turismo e Cultura Rogério Cézar fez a abertura da conferência. “É uma satisfação para Iúna está recebendo esses outros três município. É um prazer estar aqui com vocês para trabalhar a cultura do nosso estado, mandar nossas propostas para o país. É um dia para trabalhar o que a gente realmente precisa para a cultura para oferecer melhores oportunidades para os futuros fazedores de cultura, crianças, adolescentes, músicos, artistas e todos que vão se dedicar nessa área tão bonita do nosso país”.

Romário comentou de como é importante uma conferência de cultura para preservar as tradições culturais. “É um motivo de muita alegria estarmos todos aqui reunidos, tenho certeza de que vocês vão aprender muito. A gente precisa resgatar a cultura do interior, não podemos deixar que ela se acabe. Parabéns a todos vocês que estão aqui, podem ter certeza de que será um dia de muito aprendizado”. Citou o Prefeito.

A primeira palestra do dia foi ministrada pela Subsecretária de Estado da Cultura - SECULT Carol Ruas, ela comenta “É uma satisfação muito grande para a gente da SECULT estar aqui presente nesse momento que é um momento histórico, é a 1ª Conferência Intermunicipal desses municípios que vão compor a 4ª Conferência Nacional de Cultura, onde o setor cultural, gestores, fazedores de cultura, artistas e grupos se reúnem para poder discutir cultura, pensar nos desafios, propor soluções, pensar as ações que vão determinar o planejamento das Politicas Públicas Culturais para os próximos 10 anos”.

Em seguida a Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura Renata Weixter apresentou “Direito e Democracia”, tema da 4ª Conferência Nacional de Cultura. E completa “Nós temos que elencar aqui propostas que vão para a Conferência Estadual de Cultura e depois para a Conferência Nacional de Cultura. É um Momento muito importante de falar de direito à cultura, de falar de democratização de acesso e permanência à cultura, e nada mais interessante que fazer isso com diálogo com a sociedade civil e o poder público por meio de uma conferência”.

A tarde foi dedicada para debates por eixos propostos pela 4ª Conferência Nacional de Cultura, apresentação das propostas e eleição de delegados e seus suplentes.

A conferência contou ainda com apresentação cultural da orquestra do projeto municipal de Ibatiba Encantos dos Tropeiros.

Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br

Municípios debatem propostas durante 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura

Noticia Inscrições abertas para curso gratuito em Iúna de Atrativos e Negócios Inteligentes O curso será de 17 a 28 de junho no Polo UAB/UNAC de Iúna. há 2 dias  •  Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Feira Arte e Sabor encanta com mistura de culinária e música Esta edição da Feira Arte e Sabor marcou o início de uma série de eventos que prometem encantar os moradores e visitantes de Iúna ao longo do ano. há 11 dias  •  Secretaria de Turismo e Cultura