LOCALIZAÇÃO E DADOS GEOECONÔMICOS

Localização e Divisão Política

O município de Iúna está localizado no sul do estado do Espírito Santo. Compõe a microrregião do Caparaó. Possui uma área territorial de 460, 365 km² e uma população estimada em 27.328 habitantes

A divisão política administrativa é composta pelos distritos de: Sede (Iúna), Pequiá, Nossa Senhora das Graças (Perdição), Santíssima Trindade e São João do Príncipe.

RELEVO

O relevo do município varia de fortemente ondulado a montanhoso.

HIDROGRAFIA

As bacias que compõem hidrografia do município é a dos rios Itapemirim e Doce-Suruaca. Principais rios do município: Pardo, Pardinho, Santa Clara e José Pedro.

CLIMA

Tropical de altitude.

VEGETAÇÃO

A vegetação do município é composta por Floresta Ombrófila, com vegetação secundária sem palmeiras e pastagem.

ECONOMIA

A Economia é baseada na agricultura, com destaque para café, feijão e milho, na pecuária leiteira e de corte. Mas é a cafeicultura que predomina na economia do município. Em virtude da diversidade climática, o município tem ainda uma potencialidade para crescer muito na fruticultura, piscicultura e na floricultura, se destacando na produção de rosas.

Algumas indústrias de utensílios de alumínio, madeira e estofados estão presentes em Iúna. Tem destaque prestação de serviços e do comércio, que atingem cerca de 20% da população economicamente ativa, cerca de 10 mil pessoas. O município também é produtor de mármore e granito de excelente qualidade.

https://iuna.es.gov.br/localizacao.html

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade