Município de Iúna passa a ofertar exames de mamografia

Objetivo é garantir que toda mulher na faixa etária preconizada regularize o exame

Publicado em 13/12/2017 às 11:46  •  atualizado há 13 horas

A estratégia de rastreamento do câncer de mama para mulheres de 50 a 69 anos em Iúna ganhou reforço durante o “Outubro Rosa”. No mês de mobilização mundial pela prevenção e diagnóstico precoce da doença, a Prefeitura de Iúna retomou com a oferta dos exames. O objetivo é garantir que toda mulher na faixa etária preconizada regularize o exame.

A mamografia é o principal exame para detecção do câncer de mama, doença que acomete principalmente mulheres entre 50 a 69 anos. O câncer ocorre devido a multiplicação anormal de células que formam o tumor. Entre os motivos que aumentam a probabilidade de desenvolver a doença estão obesidade, tabagismo, uso abusivo de álcool e histórico familiar.

A DETECÇÃO PRECOCE DA DOENÇA AUMENTA AS CHANCES DE CURA!

O exame de mamografia é gratuito e deve ser agendado no Centro Municipal de Saúde.  Basta apresentar a requisição de mamografia, o cartão do SUS, comprovante de residência e documento pessoal com foto.

AGENDAMENTO

A mamografia é gratuita. Mulheres entre 50 e 69 anos, faixa etária preconizada para rastreamento, devem procurar a sede da Secretaria Municipal de Saúde levando o pedido do exame e cópias de cartão SUS, CPF, documento com foto e comprovante de residência para realizar o agendamento.

Mulheres fora da faixa etária tem direito ao exame, desde que apresentem encaminhamento feito pelo médico da unidade, contendo fins de diagnóstico, como na avaliação de alguma queixa clínica (dor, presença de nódulo palpável ou alterações na aparência da mama). A avaliação de alteração encontrada em outros exames de diagnóstico por imagem, como a ultrassonografia.

O exame está sendo realizado na Clínica Gastren, credenciado pelo Consórcio Cim Pedra Azul, através da Secretaria Municipal de Saúde de Iúna. O atendimento ocorre conforme horário agendado pela Unidade de Saúde. No dia do exame, a usuária deve apresentar documento pessoal com foto, cartão do SUS e a requisição autorizada.

CUIDADOS NO DIA DA MAMOGRAFIA

É comum no momento do exame as mulheres se queixarem de algum desconforto, que muitas vezes pode ser contornado com algumas dicas. Uma delas é evitar agendar o exame logo antes ou depois da menstruação.

A mamografia deverá ser realizada preferencialmente durante a segunda e terceira semanas do ciclo menstrual - nesse período há menor densidade do tecido glandular das mamas, tornando o exame mais detalhado e com menor desconforto. Além disso, no período da menstruação ou nas semanas próximas, as mamas costumam estar mais sensíveis, devido às alterações hormonais, e o exame se torna mais desconfortável.

A Secretária de Saúde, Vanessa Leocádio destaca que: “visando garantir a melhoria do atendimento e a qualidade de vida da população, iniciamos no mês de setembro o agendamento do exame que não era ofertado na rede pública municipal desde o início de 2014. Nosso objetivo é que em 2018, passamos a cumprir a meta preconizada pelo ministério da saúde”.

Até o presente momento, o município realizou 452 mamografias. Teve seu início no dia 19 de setembro e foi intensificado durante a campanha do “Outubro Rosa”.

Município de Iúna passa a ofertar exames de mamografia

Exame de mamografia: imagem da internet

Noticia Coronavírus: Prefeitura de Iúna já distribuiu cerca de 12 mil máscaras no município para proteger a população O uso da máscara é obrigatório nas ruas de Iúna, conforme Decreto Nº 48/2020, publicado pelo Executivo no dia 25 de maio de 2020. há 3 dias  •  Secretaria de Saúde

27fotos