Município de Iúna Estrutura a Rede de Saúde Mental

A Rede de Atenção Psicossocial contempla o atendimento dos usuários nos vários níveis de complexidade do sistema

Por Secretaria Municipal de Saúde
Publicado em 13/04/2018 às 17:46  •  atualizado há 11 horas

A Secretaria Municipal de Saúde de Iúna reimplantou a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que visa readequar o atendimento em Saúde Mental de acordo com a Política Nacional de Saúde Mental a fim de oferecer um melhor serviço aos usuários.

A RAPS contempla o atendimento dos usuários nos vários níveis de complexidade do sistema.

A função da Saúde Mental é de prestar atendimento a pessoas com sofrimento psíquico, diminuindo e evitando internações psiquiátricas, e articular-se com a rede de serviços da comunidade favorecendo a reinserção delas a este espaço.

Os pacientes avaliados pelo médico como grau severo serão atendidos no Centro Municipal de Saúde. Somente a partir dessa avaliação na Unidade Básica é que a própria UBS encaminhará os pacientes para a Assistente Social Jussara, onde o paciente será avaliado pelo psiquiatra, que elaborará seu Projeto Terapêutico Individual.

A Saúde Mental do município possui equipe multiprofissional – composta por psicólogo, psiquiatra, técnico de enfermagem, assistente social.

A Secretária de Saúde Vanessa Leocadio Adami, reforça que está articulando parcerias com o Ministério da Saúde para implantação de um CAPS – Centro de Apoio Psicossocial no município, e leitos psiquiátricos na Santa Casa de Iúna, assim sendo, são menos pacientes que precisam sair de Iúna para tratamento.

O prefeito Weliton Virgílio destacou que o Projeto é muito importante para o município e que com a implantação do CAPS em Iúna, poderemos oferecer para os pacientes da saúde mental a assistência em horário integral.

Município de Iúna Estrutura a Rede de Saúde Mental

Secretária de Saúde Vanessa Leocadio e Dr José Luís – Médico Psiquiatra

Boletim nº 75

Noticia Boletim epidemiológico n° 75 de 20 de Abril de 2022  há 1 mês  •  Secretaria de Saúde