Moradores de Iúna recebem o IPTU

Entenda os motivos do reajuste

Por Assessoria de Comunicação - Josiele Rodrigues, fonte Secretaria da Fazenda
Publicado em 08/10/2013 às 16:56  •  atualizado há 16 dias

Com o objetivo de melhorar a arrecadação do município, a Secretaria Municipal da Fazenda começou, no início deste ano, um levantamento de todas as ruas e bairros de Iúna. Na finalização do estudo, em agosto, foi constatado que o valor do Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) era cobrado de forma irregular.

De acordo com a secretária de fazenda, Jennifer Martins Bonfante, a última atualização do IPTU foi realizada em 1997. "Nos últimos 16 anos, o imposto não sofreu nenhuma alteração no que diz respeito à localização ou ao valor de venda. É como se o imóvel tivesse o mesmo valor desde 97."

Através de um levantamento realizado em parceria com a procuradoria e os setores de engenharia e fiscalização, todas as ruas e bairros da cidade foram diferenciados por localização. Pelo Código Tributário Municipal, as casas e terrenos devem ter uma classificação de localização entre 1 e 600, mas em Iúna todos os imóveis estavam na média de 20.

Para refazer a classificação analisaram a planta da cidade e colocaram o bairro Centro próximo a 600 e os bairros Guanabara, Nossa Senhora da Penha e Bela vista próximos a 1. Este ano a alteração no cadastro será feita somente no fator localização, sem levar em consideração a estrutura do imóvel.

“A legislação municipal estabelece que para imóvel urbano a alíquota é 0,5% do valor de venda e para o imóvel territorial, aquele que não esta edificado, é de 2%. Antes isso não era aplicado, agora que estamos começando. No próximo ano vamos realizar um senso para saber detalhes do imóvel, pois hoje o cálculo é feito apenas com base na localização, e na mesma rua pode ter uma casa mais simples e uma mansão", esclareceu a secretária.

De acordo com levantamento realizado em 2012 pela revista Finanças Capixabas, em uma colocação dos 78 municípios capixabas, Iúna esta no 56° lugar no ranking de arrecadação com R$ 5,49 por pessoa. A expectativa é que este número possa dobrar até o próximo ano.

Desde o último dia 30 os moradores já começaram a receber os novos carnês atualizados. Para dúvidas e esclarecimentos entrar em contato com a Secretaria Municipal da Fazenda pelo telefone 3545-3208. O cidadão que  pagar o IPTU em dia terá 10% de desconto.

Moradores de Iúna recebem o IPTU

IPTU 2013

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 6 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Tiradentes: personalidade importante na luta pela independência do Brasil Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. há 6 dias  •  Prefeitura Municipal