633

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Educação
Publicado em 11/07/2015 às 15:55  •  atualizado há 1 segundo

Prefeitura

Merenda escolar de qualidade para milhares de estudantes iunenses

Prefeitura de Iúna investe na Agricultura Familiar para fornecer cardápio variado de frutas, verduras e legumes frescos às escolas

MERENDA ESCOLAR DE QUALIDADE PARA MILHARES DE ESTUDANTES IUNENSES

Prefeitura de Iúna investe na Agricultura Familiar para fornecer cardápio variado de frutas, verduras e legumes frescos às escolas

Postado por Assessoria de Comunicação - sexta-feira, 10 de Julho de 2015 as 17:18:41

Merenda escolar de qualidade para milhares de estudantes iunenses

 

Fornecer merenda escolar saudável, todos os dias, para os milhares de estudantes das 27 escolas e creches do município é um dos projetos em execução da Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Educação. Além do arroz, do feijão e da carne, diariamente os alunos consomem frutas, verduras e legumes produzidos por agricultores familiares e que compõem o cardápio variado, elaborado por nutricionista.

De acordo com a nutricionista Sara Horsth, todos os cardápios das escolas e creches contêm alimentos variados, que contribuem para o crescimento e desenvolvimento dos alunos.

“O cardápio é diferenciado para que as crianças e adolescentes comam alimentos e nutrientes diferentes todos os dias. A base é o arroz e o feijão, mas variamos as carnes, verduras, frutas e legumes. Além disso, não inserimos embutidos e alimentos com conservantes na merenda. Nosso objetivo é oferecer para o aluno todos os nutrientes que ele necessita no período que está na escola”, ressaltou Sara.

Muitos produtos utilizados na merenda escolar são adquiridos de agricultores familiares do município, e são entregues toda segunda-feira no depósito da Secretaria de Educação, onde são separadas em quantias ideais para cada escola.  

Agricultura Familiar

Os alimentos frescos utilizados na merenda escolar são adquiridos por meio de edital de chamada pública para o Programa Nacional de Alimentação Escolar, publicado todos os anos pela Prefeitura de Iúna e divulgado para que os agricultores familiares do município possam participar do processo e vender seus produtos.

A Associação de Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares (Atraf) atualmente têm dez associados que fornecem para o programa. O presidente da Associação, o agricultor Francisco Rodrigues Marques, contou que antes de participarem da iniciativa, muitos agricultores perdiam mercadorias por não terem destino para comercializar.

“Antes nós tínhamos a mercadoria e acabávamos perdendo, pois muitas vezes levávamos para o Seasa e nem sempre conseguíamos vender. Hoje, já sabemos para onde toda a nossa produção será destinada. Agora, nossa produção aumentou, e o nosso orçamento familiar melhorou muito depois que começamos a fornecer os nossos produtos. Considero essa iniciativa uma troca porque nós ajudamos o município e ele nos ajuda”, analisou o presidente da Atraf, Francisco Rodrigues Marques.

 

  

https://iuna.es.gov.br/video/2015/07/merenda-escolar-de-qualidade-para-milhares-de-estudantes-iunenses.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear