Iúna terá SAMU em 2020

Prefeito Weliton Virgílio e Secretária de Saúde Vanessa Leocadio Adami participam de reuniões que discutem a melhor forma de implantar o SAMU Regional.

star2.224

Por Vanessa Leocádio Adami, fonte Secretaria de Saúde
Publicado em 07/01/2020 às 17:35  •  atualizado há 17 horas

Aconteceu no dia 18 de novembro de 2019, no auditório SESA na Enseada do Suá em Vitória, uma reunião com o Secretário Estadual de Saúde Nésio Fernandes para implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência -  SAMU 192, na região sul. Na ocasião, estiveram presentes os Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde, Superintendentes, o Coordenador do Núcleo de Urgência e Emergência da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), Eduardo Fernando de Souza e o Consórcio Cim Pólo Sul, para discussão da implantação do serviço.

As ações estão sendo concretizadas e no próximo ano Iúna vai receber o serviço com uma Unidade de Suporte Intermediário (USI) com Enfermeiros, Técnicos e Motoristas. A iniciativa faz parte do projeto “Samu para Todos”.

O objetivo da implantação do serviço é realizar atendimento pré-hospitalar móvel em quadros urgentes de natureza clínica, traumática, psiquiátrica, pediátrica e gineco-obstétrico. Além disso, organizar o fluxo de pacientes nas urgências, desde a Atenção Básica à Alta Complexidade, diminuindo o tempo de permanência hospitalar.

Samu Para Todos

“Samu para todos” tem objetivo de levar o serviço para 100% dos municípios capixabas. Atualmente, o serviço de urgência está presente em 18 cidades do Espírito Santo, que corresponde a 23% do total de municípios e uma cobertura de 55% da população capixaba.

A atual estrutura logística operacional conta com uma Central de Regulação das Urgências e uma frota de nove Unidades de Suporte Avançado, 22 Unidades de Suporte Básico e um helicóptero “Multimissão” (policial e aeromédico), em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Com a expansão, o Governo do Estado pretende centralizar toda a gestão da urgência em um único Complexo Regulador, com ambulâncias do Samu distribuídas estrategicamente em 100% dos municípios capixabas, tendo 23 Unidades de Suporte Avançado (UTI Móvel), 30 Unidades de Suporte Intermediário, 67 Unidades de Suporte Básico e dois helicópteros aeromédicos configurados como UTI Móvel.

Iúna terá SAMU em 2020

Noticia Prefeitura realiza primeira etapa de inquérito sobre Covid-19 em Iúna Foram realizados 120 testes nos bairros Guanabara, Quilombo e Nossa Senhora da Penha (Pito). há 4 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Inquérito sorológico para avaliar disseminação da Covid-19 começa nesta quarta-feira (27) em Iúna Se sua casa for sorteada, receba nossos profissionais, colabore, facilitando a pesquisa. há 11 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Motoristas de ambulância recebem kits de Equipamento de Proteção Individual - EPI Os motoristas receberam máscara de proteção, protetor facial, macacão impermeável, touca, luva, avental e álcool em gel. há 30 dias  •  Secretaria de Saúde