Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Iúna tem representante no Conselho do Parque Nacional do Caparaó

Projetos ambientais e de turismo que estão em desenvolvimento na região do Caparaó são pautas de discussões do Conselho

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo
Publicado em 20/02/2015 as 11:33  •  atualizado há 1 segundo

Iúna conta com representante em uma das cadeiras do Conselho Consultivo do Parque Nacional do Caparaó. O diretor de Turismo da Prefeitura Municipal, Cristiano Ricarte, foi nomeado para acompanhar de perto as ações realizadas na região, visando a preservação do ecossistema do Parque e o desenvolvimento do turismo sustentável. Cerca de 80% do Parque está no Espírito Santo, sendo grande parte dessa área localizada em Iúna.

De acordo com Cristiano, há anos Iúna não participava do Conselho. “Agora, estaremos sempre presentes às decisões e atentos aos assuntos nos quais podemos participar ativamente e, principalmente implantar aqui, pois nosso município conta com uma grande área pertencente ao Parque e precisamos unir moradores e poder público para gerir esse espaço da melhor maneira possível”, comentou.

Uma importante ação já está em andamento: a criação de duas novas brigadas de incêndio, uma na sede de Iúna e outra na região de Santa Clara. “Já temos uma importante brigada na região do Príncipe e, com esse período de seca que passamos, com muitos focos de incêndio nas matas, precisamos nos preparar e evitar novas queimadas em outras regiões do município”, alertou Cristiano Ricarte.

E os interessados em participar como voluntários da brigada podem comparecer à Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Casa de Cultura, ou obter informações pelo telefone 3545-2431.

Outras ações de turismo também estão em desenvolvimento, como o lançamento do Circuito Serras, Águas e Cafezais, que fará parte da Rota do Caparaó.

Saiba mais

O Parque Nacional do Caparaó (PARNA Caparaó) é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque é um dos ícones do montanhismo no Brasil e abriga o terceiro ponto mais alto do país, o Pico da Bandeira, que tem 2.892 metros de altitude. Além dele, estão na unidade de conservação cinco dos dez picos mais altos de todo o território nacional.

O Parque abrange um território de aproximadamente 31,8 mil hectares. E cerca de 80% dessa Unidade de Conservação está no Espírito Santo, sendo grande parte dessa área localizada em Iúna.

Iúna tem representante no Conselho do Parque Nacional do Caparaó

Parte do Parque Nacional do Caparaó está localizado em Iúna

Noticia Todos os ritmos. Todas as cores. Está chegando o Carnaval 2020 de Iúna As fantasias mais originais ganharão prêmios. há 10 dias  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Noticia Entregue a ordem de serviço para dar início à restauração do Palacete Municipal  há 19 dias  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Noticia Festa de Santa Luzia: tradicional evento de fé e devoção em Iúna A tradicional festa é realizada no dia 13 de dezembro. há 1 mês  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Noticia Academias Populares: uma ótima opção para a prática de atividades físicas As academias populares estão na moda e cada vez mais um número maior de pessoas vêm aderindo a essa ideia há 1 mês  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Iunense Matteus Freitas é bicampeão na Liga Capixaba de Downhill Mais um orgulho para o nosso município! há 1 mês  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Secretária Iolanda Vial incentiva alunos em fase de alfabetização  há 1 mês  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Ministério Graça e Paz leva o título de campeã da 2ª Christcup 2019 Campeonato de Futsal  há 1 mês  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Semana dedicada ao curso “Bem receber o turista” na Casa da Cultura O curso acontece entre os dias 25 e 29 de novembro. há 1 mês  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia IBCI e Ministério Graça e Paz disputam o título de campeã na grande final da 2ª Christcup 2019 Campeonato de Futsal Final será disputada no dia 22 de novembro. há 2 meses  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Confira o fechamento da primeira rodada da Copa Sul Capixaba 2019  há 2 meses  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo