Secretaria de Obras Infraestrutura e Serviços Urbanos

Iúna sem lixão a céu aberto

Prefeitura finalizou etapa do aterro controlado e em até dois meses não haverá mais lixão no município

1.538

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Infraestrutura
Publicado em 11/07/2014 as 10:00  •  atualizado há 1 segundo

Desde o final de 2013, a Prefeitura de Iúna vem realizando diversas ações para dar fim ao lixão no município. Uma importante etapa foi finalizada na última semana, com a implantação do aterro controlado. Agora, não há mais lixo a céu aberto e o espaço está restrito aos servidores da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Infraestrutura responsáveis pelo recolhimento e descarte dos resíduos.

No aterro controlado, o lixo é coberto com terra ou saibro diariamente, fazendo com que o mesmo não fique exposto e não atraia animais.

“A implantação do aterro controlado minimiza o impacto visual, o mau cheiro, risco de poluição, proliferação de insetos e animais, doenças e vários outros fatores prejudiciais e que impactam na preservação ambiental, além de promover mais saúde pública”, ressaltou o secretário de Obras, Serviços Urbanos e Infraestrutura, Waldrem Marcelo Oliveira.

A implantação do aterro contou com um mutirão de limpeza, seguido de recuperação e organização da área para receber os resíduos. A partir de agora, as células – cavidades onde são depositados os lixos – também contam com captadores de biogás e de chorume.

A ação do município atende ao planejamento sustentável de resíduos sólidos e atende aos objetivos do projeto ES sem Lixão da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, que prevê a erradicação dos lixões municipais e passam a direcionar os resíduos em aterros sanitários regionais.

Associação de Catadores

Com o fim do lixão, desde março, a Prefeitura vem promovendo encontros com catadores de materiais recicláveis e, juntos, criaram uma associação, com a ajuda da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

Em breve, a associação terá um estatuto e receberá cursos de capacitações para os associados. A parceria com a prefeitura também prevê investimentos em equipamentos e veículos para o desenvolvimento dos trabalhos da associação e da implantação.

Saiba Mais - Política Nacional de Resíduos Sólidos

- A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) prevê a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado) e o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado).

- Cria metas importantes que irão contribuir para a eliminação dos lixões e institui instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual, microrregional, intermunicipal e metropolitano e municipal; além de impor que os particulares elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos até 2015.

Clique para ampliar as imagens.

Iúna sem lixão a céu aberto

Aterro controlado

Noticia Processo Seletivo Simplificado para Engenheiro Civil da Prefeitura de Iúna As inscrições devem ser realizadas entre os dias 24 e 30 de setembro. há 4 meses  •  Secretaria de Obras Infraestrutura e Serviços Urbanos

Noticia Construção de faixas elevadas para maior segurança dos pedestres Acidentes eram constantes no local. há 1 mês  •  Secretaria de Obras Infraestrutura e Serviços Urbanos