Iúna participa do Plano de Desenvolvimento Econômico com Plano de Ação para 2023/24

Os dados coletados, seja de forma documental ou por informações obtidas por meio de entrevistas, foram importantes para chegar no melhor resultado possível.

Publicado em 14/03/2023 às 15:08  •  atualizado há 17 horas

O município de Iúna está participando do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae/ES, onde, cada um dos 78 municípios capixabas participantes tem a função de criar um ambiente favorável à ação empreendedora.

Após o levantamento de informações sobre a realidade municipal, como a Contextualização Histórica e Posicionamento Regional e EDe acordo com dados da Receita Federal, publicado em 14/05/2022, o município de Iúna possui 1.969 Microempreendedores Individuais (MEIs), representando 0,56% em todo o Espírito Santo. Desses 1.969 MEIs, 0,6% atuam na agricultura, 14,7% na indústria, 8,6% na construção civil, 39,3% no comércio urbano e 39,9% em prestação de serviços.stadual do Município e a Caracterização Geral de Iúna, foi necessário criar o Plano de Ação Municipal, apontando ações a serem desenvolvidas com foco nas Micro e Pequenas Empresas (MEIs).

Iúna já conta com o Plano de Ação para a gestão de 2023 e 2024, organizado da seguinte maneira: 02 ações para Economia em Geral; 05 ações para a Agricultura; 02 ações para o Turismo; 01 ação para Comércio Exterior; 05 ações para o Meio Ambiente; 03 ações para Educação e Qualificação Profissional; 01 ação para Cultura, Lazer e Entretenimento; 02 ações para Gestão Pública; e 02 ações para Território municipal. Totalizando em 23 ações.

Vale ressaltar que antes da finalização do Plano de Ação foram realizadas algumas atividades, em destaque para: reunião de abertura (23/06/2022); entrevistas (26 e 27/07/2022); oficina de trabalho (21/09/2022); e apresentação dos resultados (05/10/2022).

Foi sugerido aos participantes das oficinas que indicassem problemas relacionados tanto ao município de maneira geral, como a cada um dos eixos estratégicos estabelecidos: agricultura/indústria; meio ambiente; comércio exterior; comércio/serviços; aspectos sociais; urbanização da sede; turismo/cultura; e finanças municipais. Além de refletirem sobre o presente e o futuro de Iúna.

Arquivos disponíveis

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 13 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia Prefeitura de Iúna deseja Feliz Páscoa aos munícipes Que este período de Páscoa seja marcado por gestos de solidariedade, compaixão e união. há 16 horas  •  Prefeitura Municipal

Vídeo Licitação CP Nº 86/2023 - Obra de construção de Ponte no Parque Industrial Execução da obra de construção de Ponte no Parque Industrial, Rua Vereador Braz Lofêgo, Guanabara, Iúna/ES. há 3 dias  •  Prefeitura Municipal