Iúna participa de oficina sobre pecuária e animais silvestres

Muitas vezes felinos atacam rebanhos e causam prejuízos aos criadores.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 30/11/2022 às 10:24  •  atualizado há 2 dias

O estado do Espírito Santo é um dos maiores criadores de animais para a produção de alimentos e o fornecimento de matérias-primas, os chamados pecuaristas. A pecuária pode ser classificada, quanto à sua finalidade produtiva, em: de corte (produção de carnes), leiteira (produção de leite) e de lã. Possui três modalidades: extensiva, intensiva e pastoreio nômade.

No entanto, alguns criadouros sofrem com ataques de animais silvestres, na maioria por onças, onde resulta em prejuízos para os produtores rurais.

O IBAMA promoveu no dia 08 de novembro, no auditório do IFES Campus de Alegre/ES, uma oficina para representantes de diversos municípios com intuito de apresentar e debater orientações para mitigação do conflito entre atividades pecuárias de pequena escala e grandes felinos silvestres. De forma complementar, a oficina teve também como objetivo capacitar os atores sociais do poder público local a atuar como multiplicadores do conteúdo apresentado durante o evento.

De Iúna estiveram presentes a Diretora de Meio Ambiente e Proteção Ambiental (SMMALPT) Loris Teixeira Simoura Gardiman e o Coordenador da Defesa Civil Filipe Mariano Rodrigues.

Essa ação de educação ambiental promovida pelo IBAMA decorre de um histórico de interações recorrentes entre felinos e atividades pecuárias na região montanhosa do Espírito Santo.

Um dos destaques durante a oficina foi sobre formas de manejo e prevenção de ataques de onças, como por exemplo, guardar os rebanhos (se possível), colocar espantalhos na propriedade, introduzir animais no meio do rebanho que seja mais alerta e agressivo para defesa e ensinando a se defender de possíveis predadores, utilizar vuvuzelas, barulhos de alarmes, entre outros.

É muito importante que as Secretarias Municipais façam um levantamento de casos ocorridos na região e comuniquem ao IBAMA para garantir a proteção dos produtores.

David P. Florenço
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

Iúna participa de oficina sobre pecuária e animais silvestres