Iúna investe na Atenção Básica a principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS)

Reformas, novas unidades de saúde, ampliação de especialidades médicas são investimentos garantidos pela Secretaria de Saúde de Iúna

Publicado em 05/05/2022 às 13:57  •  atualizado há 3 dias

A Atenção Básica possibilita a resolução de grande parte das necessidades de saúde e caso seja necessário, encaminha os usuários para outros níveis de atenção. Em Iúna, na atual gestão os investimentos no setor são amplos e efetivam o compromisso em ofertar o melhor atendimento para à população.

Até o momento, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura criou 2 novas ESF (Caparaó e Guanabara II), além disso foi feita uma reestruturação das equipes já existentes, com a reorganização de algumas áreas. Foram contratadas mais 12 Agentes de Comunitárias de Saúde (ACS), elevando a cobertura da atenção primária, o cadastro da população e cobertura de 100% do território.

A ampliação das especialidades médicas também é destaque das ações de planejamento e investimentos focados na qualidade e agilidade nos atendimentos da população. Foram contratados: ortopedista, cardiologista, ginecologista obstétrico e médico especializado em psiquiatria. A ampliação da assistência farmacêutica também está garantindo atendimentos na região de Pequiá. Foi inaugurada uma nova farmácia básica em Pequiá que atendeu 6.503 pessoas em 2021. Mais farmacétucios foram contratados e designados mais servidores para o atendimento das farmácias.

Outros trabalhos importantes também desenvolvidos pela Secretaria trata da construção e reformas das unidades de Saúde.  As obras de reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Ferreira Vale e também a viabilização de recursos para a reforma do Centro Municipal de Saúde e da UBS Guanabara, foram efetivados. Também já está em andamento à captação de recursos para a construção de duas novas unidades de saúde e abertura de processo para aquisição de imóvel para a construção das UBS de Nossa Senhora das Graças, Pequiá e Trindade.

Vale ressaltar que as Unidades Básicas de Saúde são as principais estruturas físicas da Atenção Básica instaladas próximas da vida dos usuários, desempenhando um papel central na garantia de acesso a uma saúde de qualidade.

Organização, Planejamento e Investimento: Iúna FAZ!

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 16 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia Prefeitura de Iúna deseja Feliz Páscoa aos munícipes Que este período de Páscoa seja marcado por gestos de solidariedade, compaixão e união. há 19 horas  •  Prefeitura Municipal

Vídeo Licitação CP Nº 86/2023 - Obra de construção de Ponte no Parque Industrial Execução da obra de construção de Ponte no Parque Industrial, Rua Vereador Braz Lofêgo, Guanabara, Iúna/ES. há 4 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 6 dias  •  Prefeitura Municipal