Iúna investe na Atenção Básica a principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS)

Reformas, novas unidades de saúde, ampliação de especialidades médicas são investimentos garantidos pela Secretaria de Saúde de Iúna

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 05/05/2022 às 13:57  •  atualizado há 6 horas

A Atenção Básica possibilita a resolução de grande parte das necessidades de saúde e caso seja necessário, encaminha os usuários para outros níveis de atenção. Em Iúna, na atual gestão os investimentos no setor são amplos e efetivam o compromisso em ofertar o melhor atendimento para à população.

Até o momento, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura criou 2 novas ESF (Caparaó e Guanabara II), além disso foi feita uma reestruturação das equipes já existentes, com a reorganização de algumas áreas. Foram contratadas mais 12 Agentes de Comunitárias de Saúde (ACS), elevando a cobertura da atenção primária, o cadastro da população e cobertura de 100% do território.

A ampliação das especialidades médicas também é destaque das ações de planejamento e investimentos focados na qualidade e agilidade nos atendimentos da população. Foram contratados: ortopedista, cardiologista, ginecologista obstétrico e médico especializado em psiquiatria. A ampliação da assistência farmacêutica também está garantindo atendimentos na região de Pequiá. Foi inaugurada uma nova farmácia básica em Pequiá que atendeu 6.503 pessoas em 2021. Mais farmacétucios foram contratados e designados mais servidores para o atendimento das farmácias.

Outros trabalhos importantes também desenvolvidos pela Secretaria trata da construção e reformas das unidades de Saúde.  As obras de reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Ferreira Vale e também a viabilização de recursos para a reforma do Centro Municipal de Saúde e da UBS Guanabara, foram efetivados. Também já está em andamento à captação de recursos para a construção de duas novas unidades de saúde e abertura de processo para aquisição de imóvel para a construção das UBS de Nossa Senhora das Graças, Pequiá e Trindade.

Vale ressaltar que as Unidades Básicas de Saúde são as principais estruturas físicas da Atenção Básica instaladas próximas da vida dos usuários, desempenhando um papel central na garantia de acesso a uma saúde de qualidade.

Organização, Planejamento e Investimento: Iúna FAZ!

David P. Florenço
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

Noticia Copa Sesport: Após vitória no primeiro jogo, Iúna recebe adversário Segundo jogo da Etapa será realizado em Iúna, no próximo domingo, a partir das 15h, no Estádio Municipal Antônio Ozório Pereira. há 6 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia 16 de maio| Dia do Gari  há 11 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia A Prefeitura de Iúna em parceria com o Sebrae divulga a Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Food Business Você, empreendedor do ramo de panificação, acesse o edital e confira a programação e período de inscrições há 12 horas  •  Prefeitura Municipal

Prefeito Romário com Mateus Freitas que garantiu o primeiro lugar na Categoria Elite, no DH Iúna.

Noticia Copa Sesport inicia partidas no Caparaó Iúna inicia semana já se preparando para a segunda partida no próximo domingo(22), que será realizada no campo em Iúna há 1 dia  •  Prefeitura Municipal

Noticia 15 de maio| Dia do Assistente Social  há 1 dia  •  Prefeitura Municipal

Noticia Liga de DownHill já tem programação confirmada para o domingo (15) O evento esportivo está sendo realizado hoje e encerra neste domingo (15), no Pico Colossus. há 2 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 3 dias  •  Prefeitura Municipal