Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Iúna ganha novo museu

As peças do museu estão dispostas em ordem cronológica com o objetivo de conduzir o visitante numa viagem ao tempo passado.

Por Secretaria Municipal de Cultura
Publicado em 10/12/2012 as 15:23  •  atualizado há 1 segundo

Aconteceu, na última sexta-feira, 07/12, na casa da Cultura, a reinauguração do novo Museu Histórico de Iúna.

Na ocasião, além do Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Urbaninho, do Diretor da Casa da Cultura, Beto Marcondi, estiveram presentes o Prefeito José Ramos, integrantes da Academia Iunense de Letras e demais pessoas que prestigiam a cultura local.

Em obras nos últimos tempos, o museu havia sido recolhido desde o momento em que foi pensada a sua reestruturação, pois seu antigo local era insuficiente e inadequado para guardar o acervo municipal.

Seu novo layout traz 5 salas temáticas contando toda a história de Iúna desde seus primórdios, quando seu território ainda era habitado pelos índios Puris e Botocudos.

Curiosamente, um dos fatos que contribuíram para o povoamento da então Villa do Rio Pardo foi a notícia de que a coloração das águas do rio era devido à presença de ouro em seu leito. Tal boato foi espalhado pelo Governador Rubim, que abriu a Estrada São Pedro de Alcântara, posteriormente responsável pelo aparecimento de muitos vilarejos em seu trajeto, o que mais tarde originariam diversos municípios capixabas e mineiros. Por sua importância no desbravamento do território riopardense, o Governador Rubim foi imortalizado no museu por um manequim que traja a sua vestimenta de gala.

As peças do museu estão dispostas em ordem cronológica com o objetivo de conduzir o visitante numa viagem ao tempo passado, acompanhando o processo de desenvolvimento histórico e cultural do município de Iúna.

Objetos utilizados pelos escravos no período áureo do fumo e cana de açúcar, utensílios de tropas e tropeiros e várias ferramentas utilizadas pelos hábeis carpinteiros de outrora, que construíram as primeiras fazendas da região, estão em exposição.

Objetos domésticos bem como aqueles que retratam a religiosidade também estão presentes. Ainda fazem parte do acervo objetos que relembram os primeiros educadores e a trajetória das escolas mais antigas e os tradicionais times de futebol da cidade.  Posteriormente, o progresso trouxe novos utensílios como a rádio, a TV e os primeiros eletrodomésticos.

Reciclando materiais da própria estrutura do prédio da Casa da Cultura foi possível fazer a réplica do espaço físico que no passado abrigou o plenário da antiga Câmara e o Salão de Júri da Comarca de Iúna.

A façanha inédita do museu foi agrupar as fotos de todos os administradores municipais desde 1891 até a atualidade, onde estão retratados os Intendentes do século XIX, os ex prefeitos do século XX e por último os ex prefeitos do século XXI. E como reconhecimento da importância na história municipal foi criado em homenagem aos ex prefeitos um mostruário que abriga objetos pessoais dos mesmos.

Desde seu primeiro dia de funcionamento, o Museu tem atraído a visita de vários cidadãos iunenses e visitantes que ficaram impressionados pela organização e riqueza de detalhes.

Vale a pena conferir!

Iúna ganha novo museu

Museu de Iúna

Noticia Secretária Iolanda Vial incentiva alunos em fase de alfabetização  há 13 dias  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo