Iúna ganha novo museu
As peças do museu estão dispostas em ordem cronológica com o objetivo de conduzir o visitante numa viagem ao tempo passado.
Por Secretaria Municipal de Cultura
Publicado em 10/12/2012 às 15:23 • atualizado há 6 dias
Aconteceu, na última sexta-feira, 07/12, na casa da Cultura, a reinauguração do novo Museu Histórico de Iúna.
Na ocasião, além do Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Urbaninho, do Diretor da Casa da Cultura, Beto Marcondi, estiveram presentes o Prefeito José Ramos, integrantes da Academia Iunense de Letras e demais pessoas que prestigiam a cultura local.
Em obras nos últimos tempos, o museu havia sido recolhido desde o momento em que foi pensada a sua reestruturação, pois seu antigo local era insuficiente e inadequado para guardar o acervo municipal.
Seu novo layout traz 5 salas temáticas contando toda a história de Iúna desde seus primórdios, quando seu território ainda era habitado pelos índios Puris e Botocudos.
Curiosamente, um dos fatos que contribuíram para o povoamento da então Villa do Rio Pardo foi a notícia de que a coloração das águas do rio era devido à presença de ouro em seu leito. Tal boato foi espalhado pelo Governador Rubim, que abriu a Estrada São Pedro de Alcântara, posteriormente responsável pelo aparecimento de muitos vilarejos em seu trajeto, o que mais tarde originariam diversos municípios capixabas e mineiros. Por sua importância no desbravamento do território riopardense, o Governador Rubim foi imortalizado no museu por um manequim que traja a sua vestimenta de gala.
As peças do museu estão dispostas em ordem cronológica com o objetivo de conduzir o visitante numa viagem ao tempo passado, acompanhando o processo de desenvolvimento histórico e cultural do município de Iúna.
Objetos utilizados pelos escravos no período áureo do fumo e cana de açúcar, utensílios de tropas e tropeiros e várias ferramentas utilizadas pelos hábeis carpinteiros de outrora, que construíram as primeiras fazendas da região, estão em exposição.
Objetos domésticos bem como aqueles que retratam a religiosidade também estão presentes. Ainda fazem parte do acervo objetos que relembram os primeiros educadores e a trajetória das escolas mais antigas e os tradicionais times de futebol da cidade. Posteriormente, o progresso trouxe novos utensílios como a rádio, a TV e os primeiros eletrodomésticos.
Reciclando materiais da própria estrutura do prédio da Casa da Cultura foi possível fazer a réplica do espaço físico que no passado abrigou o plenário da antiga Câmara e o Salão de Júri da Comarca de Iúna.
A façanha inédita do museu foi agrupar as fotos de todos os administradores municipais desde 1891 até a atualidade, onde estão retratados os Intendentes do século XIX, os ex prefeitos do século XX e por último os ex prefeitos do século XXI. E como reconhecimento da importância na história municipal foi criado em homenagem aos ex prefeitos um mostruário que abriga objetos pessoais dos mesmos.
Desde seu primeiro dia de funcionamento, o Museu tem atraído a visita de vários cidadãos iunenses e visitantes que ficaram impressionados pela organização e riqueza de detalhes.
Vale a pena conferir!
Fotos

Museu de Iúna
https://iuna.es.gov.br/noticia/2012/12/iuna-ganha-novo-museu.html
Publicações relacionadas

Noticia Iúna já tem o resultado da pesquisa de Estratégia de Branding e Storytelling Iúna: café, natureza e história. há 2 dias • Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Iúna está entre os 15 melhores destinos turísticos do ES A lista foi divulgada pela página Capixaba da Gema. há 7 dias • Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Prefeitura fará Sarau Cultural em comemoração ao Dia Municipal da Cultura O Sarau contará com exposição de pinturas em tela, músicas e contação de histórias e de poesias. há 8 dias • Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Resultado do branding vocacional será apresentado na próxima semana Essa apresentação será na Casa da Cultura no dia 21 de setembro às 19h. há 13 dias • Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Casa da Cultura conta com vasto acervo que mantém viva a história de Iúna Estão em exposição televisões, rádios, celulares, máquina de costura, ferro de passar à carvão e muito mais. há 14 dias • Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Iúna fará 1º Encontro de Artesãos para especializar os trabalhadores da área O evento será na Casa da Cultura dia 03 de outubro às 18h. há 14 dias • Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Inscrições abertas para o concurso Rainha do Café e suas Princesas O Concurso será realizado no dia 07 de outubro de 2023, às 20:00 horas, na Praça do bairro Ferreira Vale. há 22 dias • Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Feira Arte e Sabor acontece neste sábado (09) Haverá barracas e música ao vivo com Cici e CIA. há 23 dias • Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Iúna é destaque durante Feira dos Municípios e conquista 3º lugar da região do Caparaó Durante a Feira, as cidades que mais se destacaram receberam um troféu. há 24 dias • Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Iúna marca presença na Feira dos Municípios A Feira acontece de 31 de agosto a 03 de setembro na Serra. há 27 dias • Secretaria de Turismo e Cultura