Secretaria de Agricultura e Agronegócio

Inscrições para o Concurso de Qualidade de Café até sexta (02)

Produtores poderão se inscrever nas categorias cereja descascado ou despolpado e café natural até o dia 02 de outubro

Por Assessoria de Comunicação , fonte Secretaria de Agricultura e Agronegócio
Publicado em 29/09/2015 as 15:36  •  atualizado há 1 segundo

Com o objetivo de valorizar os produtores de café de qualidade do município, a Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Agricultura e Agronegócio e em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), abriu as inscrições para o 1º Concurso de Qualidade de Café Arábica de Iúna. Os interessados devem se inscrever até o dia 02 de outubro para concorrer a prêmios de até R$ 4 mil.

Os produtores poderão concorrer nas categorias café cereja descascado ou despolpado e café natural. No ato da inscrição, deverão apresentar o talão de produtor, documento da propriedade, o Incra ou ITR e, no caso de meeiro, poderá apresentar o contrato de parceria. O cafeicultor também deverá armazenar no mínimo 10 sacos do café inscrito até o final do concurso.

Para o Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Agricultura, João Marcos Dalvi Gava, o concurso vai identificar, promover e premiar agricultores iunenses de café arábica de qualidade, além de incentivar a constante melhoria da produção como meio mais eficaz na conquista de mercados e agregação de valor ao produto.

“Nosso município tem muito potencial, pois aqui tem um bom clima e altitude ideal para se produzir um bom café. Somos o segundo maior produtor de café arábica do Estado. Nossa expectativa é que os cafeicultores participem em grande número e que esse cresça a cada ano”, ressaltou João Marcos Gava.

As inscrições deverão ser feitas pessoalmente no escritório da Secretaria de Agricultura ou do Incaper de Iúna. E todos os inscritos deverão receber em sua propriedade uma comissão mista, formada por técnicos, a fim de serem avaliados, por meio de questionário, quanto às boas práticas agrícolas e critérios socioambientais.

Prêmios

Serão premiados os cinco primeiros lugares de cada categoria, com valores de R$ 1 mil a R$ 4 mil. A premiação se será no dia 22 de outubro.

Segundo o engenheiro agrônomo do Incaper, Matheus Fonseca de Souza, a escolha dos premiadas será realizada por um Comissão Julgadora, composta por profissionais com experiência na área de degustação e classificação de cafés superiores (bebida dura, “apenas mole”, “mole” e “estritamente mole”).

“Esses profissionais serão indicados e aprovados pela Comissão Organizadora. O prêmio é uma forma de incentivar os produtores na busca constante da melhoria da qualidade. E esse concurso vem para estimular o agricultor a trabalhar na evolução de seu produto, pois temos cafés com muito potencial em nossa região”, comentou Matheus.

Os interessados podem obter mais informações na Secretaria de Agricultura e Agronegócio e no escritório do Incaper de Iúna, das 8h às 11h e das 13h às 17h, ou pelos telefones 3545-3208 ou 3545-1247.

Clique aqui e acesse o edital.

Inscrições para o Concurso de Qualidade de Café até sexta (02)

Prefeitura lança o 1º Concurso de Qualidade de Café Arábica de Iúna