Secretaria de Saúde

Inquérito sorológico para avaliar disseminação da Covid-19 começa nesta quarta-feira (27) em Iúna

Se sua casa for sorteada, receba nossos profissionais, colabore, facilitando a pesquisa.

Por Vanessa Leocádio Adami, fonte Secretaria de Saúde
Publicado em 25/05/2020 às 17:45  •  atualizado há 3 dias

A Secretaria Municipal de Saúde de Iúna, através da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) irá testar cerca de 240 iunenses, divididos em 2 etapas: a 2ª etapa (que acontece entre os dias 27 e 29 de maio/2020) e da 4ª etapa (que acontece entre os dias 22 e 24 de junho/2020), para identificar o percentual da população que já teve contato com o novo Coronavírus (Covid-19). O Inquérito Sorológico da Covid-19 no município terá início nesta quarta-feira (27/05), a partir das 08:00h.

Serão visitadas três regiões da cidade, divididos em setores censitários sorteados pela equipe de saúde do Estado. Em cada setor serão coletadas 40 amostras. Teremos 3 equipes de saúde, que já passaram por treinamento específico, e estarão realizando a coleta para o Inquérito. A determinação das residências a serem testadas foram feitas de forma aleatória, obedecendo a metodologia do Estado. Será instalado um ponto de apoio no local e a partir dali as equipes começarão as abordagens nos domicílios.

Os dados da pesquisa auxiliarão o entendimento de como a Covid-19 está sendo transmitida no Estado e nas definições de novas estratégias, por parte da Secretaria Estadual de Saúde, para medidas de contenção da doença.

No caso do paciente sorteado ser positivo, os demais moradores do imóvel serão testados, entretanto, a notificação para o inquérito será do residente entrevistado. Além disso, se a equipe encontrar residentes com sintomas respiratórios, independentemente do resultado do teste, essa pessoa será orientada ou, se necessário, encaminhada para atendimento em unidade referenciada.

Boletim nº 75

Noticia Boletim epidemiológico n° 75 de 20 de Abril de 2022  há 1 mês  •  Secretaria de Saúde

Boletim nº 75

Noticia Boletim epidemiológico n° 74 de 19 de Abril de 2022  há 1 mês  •  Secretaria de Saúde