Grupo de alunos se forma no curso gratuito de Cozinha Italiana em Iúna

O curso faz parte do Programa Qualificação para o Turismo, da SETUR.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 20/10/2022 às 13:12  •  atualizado há 9 dias

Entre os dias 17 e 19 de outubro aconteceu em Iúna mais um curso gratuito ofertado pela Secretaria de Estado do Turismo (SETUR). O curso Cozinha Italiana do Programa Qualificação para o Turismo foi realizado na cozinha da Secretaria de Agricultura e teve o chef Renato Santos como instrutor, ele é representante do Senac de Venda Nova do Imigrante e membro da Federação Italiana de Cozinheiros (FIC Brasile).

Renato comenta, “Esse curso traz receitas clássicas da cozinha italiana, e como parte da colonização em Iúna é de italianos, o objetivo é valorizar e resgatar essas tradições italianas através desse curso e dessas receitas que estamos preparando aqui”.

Os conteúdos apresentados foram: Noções de boas práticas de higiene na manipulação de alimentos; Produções culinárias: massas, molhos, risotos, antepastos e sobremesas; Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos – CADASTUR.

Tatiane Santos, Subsecretária de Turismo, explica, “Como fomos colonizados em parte por italianos e temos uma Cidade Irmã na Itália, este curso foi uma oportunidade de valorizar nossas origens e resgatar nossa história. Ofertado gratuitamente pelo Governo do Estado por meio da SETUR, não poderíamos perder essa oportunidade, e com grande interesse da população, todas as vagas foram preenchidas rapidamente”.

Durante os três dias os alunos já aprenderam praticando, preparando receitas como, por exemplo, fettucinne alla carbonara, caldo de legumes, polpettone, caponata de berinjela, lasanha ao molho aurora, panna cota, burrata, molho pesto, polenta, capeletti, nhoque, ossobuco e alguns outros.

Um dos alunos, Emerson da Silva Santos, conta otimista sua experiência durante o curso: “Estou participando do curso oferecido de forma gratuita e totalmente prático, você já chega colocando a mão na massa. Agradeço a nossa Subsecretária de Turismo Tatiane Santos, que se empenhou para que viesse esse curso para Iúna, agradeço também o chef que veio de Venda Nova do Imigrante para ministrar esse curso para a gente. Esse curso é de extrema importância com nossa ligação cultural com a Itália, pois nós temos uma cidade irmã na Itália chamada Castelluccio Superiore”.

Todos os alunos estão muito empolgados e ansiosos para prepararem os pratos em suas casas.

O Edital com a disponibilidade de cursos foi lançado pela Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), e a Subsecretária de Turismo de Iúna, Tatiane Santos, respondeu conseguindo dois cursos para o município: Barista e Cozinha Italiana.

O Programa Qualificação para o Turismo é uma parceria da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR) com as Secretarias de Turismo dos municípios.

David P. Florenço
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

Grupo de alunos se forma no curso gratuito de Cozinha Italiana em Iúna