Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Festival Café & Cultura é realizado em Iúna

Shows, apresentações, "Rainha do Café", cursos e exposições marcaram a semana de 19 a 24 de setembro

star618

Por Prefeitura Municipal de Iúna , fonte Assessoria de Comunicação
Publicado em 26/09/2017 as 15:15  •  atualizado

O Festival Café & Cultura, realizado pela prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, foi com certeza um dos melhores eventos realizados nos últimos anos no município.

Com a presença de várias autoridades, sendo vereadores, entre eles, o presidente da Câmara, Rogério Cezar; secretários e os deputados estaduais, Marcelo Santos, Gilson Lopes e Sandro Locutor que estiveram prestigiando o evento, a convite do prefeito Weliton Virgílio, a programação do Festival Café & Cultura começou na na terça-feira (19), quando foram realizados cursos e minicursos; oficina de grafite; a palestra, “Muito Prazer, sou de Iúna, Terra do Café”, com Joelma Consuelo e abertura da exposição “Cenas do Rio Pardo”.

Na quarta-feira (20), o destaque ficou por conta do Café Literário, com a presença de autoridades, poetas, escritores e representantes da Academia Iunense de Letras.

Na quinta-feira (21), além das oficinas, foi realizada a palestra “Como deixar sua propriedade mais atraente aos olhos do turista”. Representantes do Senar trouxeram as informações.

O dia foi super  movimentado, com cursos e apresentação da Banda de Música da Polícia Militar. Autoridades do município e população em geral compareceram e abrilhantaram a programação, que vem sendo acompanhada por alunos do curso de Letras da Ufes (Polo de Iúna).

Também na quinta-feira, em comemoração ao Dia da Árvore, produtores rurais e ambientalistas receberam mudas de arvores nativas, encaminhadas pela SEAG (Secretaria de Estado da Agricultura).

Na sexta-feira (22), chegou a hora de resgatar o concurso “Rainha do Café”, realizado pela última vez há quase 17 anos.  13 lindas e encantadoras candidatas desfilaram na passarela montada na Praça Antides Faria, mostrando todo o charme, beleza e encantamento da mulher Iunense.

O dia foi também de “Maratona Fotográfica”, exposição de artesanato e destaque especial para as delícias da nossa gastronomia e cafeteria coletiva.

A Orquestra Som das Águas do Caparaó, de Irupi  se apresentou e foi aplaudida por todos os presentes. A exposição “Cenas do Rio Pardo”, também foi um dos destaques da noite e o grupo Arrasta Prima foi presença marcante e o forró rolou solto.

Sábado – 23 de Setembro

No sábado (23), aconteceu o Bike Trilha dos Cafezais, a sequência da Maratona Fotográfica ''Iúna, Terra do Café”, espaço de artesanato e gastronomia ''Vila da Matutagem'’, espaço de “cafeteria coletiva”, almoço dançante ‘’Iunense Ausente’’ com João Paulo e Lais, apresentação das tradições da Cultura Popular, desfile temático ‘’Minha Iúna, sou filho de você’’, apresentação da Banda de Música Lira Munizfreirense, shows. Rock no Coreto,  Will Company Band e Ligação Direta e Renato Casanova (Casaca).

O domingo teve Corrida de Rua, musical Nossa Alma Brasileira e muita animação.

"Estou muito feliz com o resultado, temos muito o que agradecer, Iúna merece e vamos realizar ainda muito mais", frisou a secretária de Cultura, Iolanda Vial.

Para o prefeito Weliton Virgílio,  "a cultura nos pede diversidade e é isso que a administração procurou fazer". " Com certeza no próximo ano o Festival será ainda melhor", destacou o gestor municipal.

O Secretário de Agricultura e Agronegócios de Iúna, Robinho Tristão disse que foi um trabalho em conjunto de todas as Secretarias do município e aproveitou para destacar o trabalho realizado pelos produtores rurais.

O vice-prefeito Lediu relatou que se emocionou com o evento e com o resgate cultural do evento.

“O povo estava carente, precisando desta festa”, pontuou.

O deputado estadual, Sandro Locutor, disse que o prefeito de Iúna, Weliton Virgílio “está demostrando em um momento de crise, como ser um bom gestor”.

O gerente de Agricultura Familiar da SEAG, José Arcanjo, que criou o Festival Café & Cultura em 1997, quando secretário de Agricultura de Iúna, esteve presente e disse que que valeu a pena estar no município e vivenciar o retorno do evento.

"Parabéns ao prefeito Weliton e a todos os organizadores, Iúna me traz grandes e boas recordações", destacou José Arcanjo

Marcelo Santos, deputado estadual parabenizou a administração municipal pela realização do Café & Cultura.

"Parabenizo o prefeito Weliton e toda a administração pelo evento realizado", disse o deputado.

Festival Café & Cultura é realizado em Iúna