Expedição Tropeira chega a Iúna nesta sexta-feira (29)

No sábado, às 09h00, haverá missa no Santuário da “Água Santa”

Publicado em 28/09/2017 às 16:41  •  atualizado há 1 dia

A Expedição Tropeira se aproxima de Iúna. Os expedicionários saíram de Santa Teresa no último dia 23 e deverão chegar nesta sexta-feira (29) na Serrinha, em Iúna. No sábado está programada uma missa às 09h00, no Santuário da "Água Santa".

O prefeito Weliton Virgílio e demais autoridades municipais deverão recepcionar os expedicionários.

Cada ano é escolhido um roteiro, desta vez, a expedição escolheu o trecho de Santa Teresa a Iúna.

Resgate Histórico

O projeto expedição tropeira tem como finalidade a cada ano escolher um novo roteiro dentro da Rota Imperial, assim, onde os tropeiros passam, buscam valorizar e fomentar a cultura tropeira. Este ano, faz parte da comitiva o historiador João Eurípedes Franklin Leal.

Pelas cidades e povoados estão acontecendo palestras sobre o valor histórico da Rota Imperial. Em Iúna, não vai ser diferente, está programado para o próximo sábado dia 30, além da missa na "Água Santa" às 09h00, uma palestra na Casa da Cultura às 11h00. Nesta palestra, vai ser abordado o valor da Rota Imperial, desde o início onde se deu o município de Iúna (Quartel Rio Pardo), até os dias de hoje, quando ganha um novo valor, despontando como um destino turístico.

Mais do que um encontro, um resgaste da história, da cultura e da memória do Brasil. Esse é o espírito da Expedição Tropeira que, oitava vez, reúne tropeiros para reviver o percurso da Rota Imperial da Estrada.

A Expedição

A Expedição tem o objetivo de resgatar a história tropeira. Os participantes estão passando por diversas propriedades de agroturismo, onde podem apreciar cachoeiras, rios, matas, lavouras e comidas típicas da região, além de reviver rotas, histórias e costumes e visitar acampamentos e pousadas.

Rota Imperial

A Rota Imperial, conhecida também como São Pedro de Alcântara, surgiu após a descoberta de ouro no interior do Brasil na primeira metade do século XVII. Desbravadores percorriam essas terras para conseguir chegar à região das minas gerais e, para proteger esses locais contra os invasores, a Coroa Portuguesa proibiu a construção de estradas na Capitania do Espírito Santo.

Após a chegada da Família Real no Brasil, em 1808, foi permitida a construção de uma estrada que ligasse Vitória a Ouro Preto, em 1814. A Rota Imperial foi concluída em 1816, consolidando a ocupação do território nos locais por onde passava.

Os municípios capixabas da Rota Imperial são: Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Iúna, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Muniz Freire, Viana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante e Vitória.

Com informações de Cristiano Ricarte e Governo do ES

Expedição Tropeira chega a Iúna nesta sexta-feira (29)

Expedição Tropeira em São João do Príncipe - Iúna/2016

Noticia Bairro Quilombo recebeu mutirão especial de vacinação contra a gripe  há 13 horas  •  Gabinete do Prefeito