Gabinete do Prefeito

Expedição Tropeira chega a Iúna nesta sexta-feira (29)

No sábado, às 09h00, haverá missa no Santuário da “Água Santa”

1.926

Por
Publicado em 28/09/2017 às 16:41  •  atualizado há 1 dia

A Expedição Tropeira se aproxima de Iúna. Os expedicionários saíram de Santa Teresa no último dia 23 e deverão chegar nesta sexta-feira (29) na Serrinha, em Iúna. No sábado está programada uma missa às 09h00, no Santuário da "Água Santa".

O prefeito Weliton Virgílio e demais autoridades municipais deverão recepcionar os expedicionários.

Cada ano é escolhido um roteiro, desta vez, a expedição escolheu o trecho de Santa Teresa a Iúna.

 Resgate Histórico

O projeto expedição tropeira tem como finalidade a cada ano escolher um novo roteiro dentro da Rota Imperial, assim, onde os tropeiros passam, buscam valorizar e fomentar a cultura tropeira. Este ano, faz parte da comitiva o historiador João Eurípedes Franklin Leal.

Pelas cidades e povoados estão acontecendo palestras sobre o valor histórico da Rota Imperial. Em Iúna, não vai ser diferente, está programado para o próximo sábado dia 30, além da missa na "Água Santa" às 09h00, uma palestra na Casa da Cultura às 11h00. Nesta palestra, vai ser abordado o valor da Rota Imperial, desde o início onde se deu o município de Iúna (Quartel Rio Pardo), até os dias de hoje, quando ganha um novo valor, despontando como um destino turístico.

Mais do que um encontro, um resgaste da história, da cultura e da memória do Brasil. Esse é o espírito da Expedição Tropeira que, oitava vez, reúne tropeiros para reviver o percurso da Rota Imperial da Estrada.

 A Expedição

A Expedição tem o objetivo de resgatar a história tropeira. Os participantes estão passando por diversas propriedades de agroturismo, onde podem apreciar cachoeiras, rios, matas, lavouras e comidas típicas da região, além de reviver rotas, histórias e costumes e visitar acampamentos e pousadas.

 Rota Imperial

A Rota Imperial, conhecida também como São Pedro de Alcântara, surgiu após a descoberta de ouro no interior do Brasil na primeira metade do século XVII. Desbravadores percorriam essas terras para conseguir chegar à região das minas gerais e, para proteger esses locais contra os invasores, a Coroa Portuguesa proibiu a construção de estradas na Capitania do Espírito Santo.

Após a chegada da Família Real no Brasil, em 1808, foi permitida a construção de uma estrada que ligasse Vitória a Ouro Preto, em 1814. A Rota Imperial foi concluída em 1816, consolidando a ocupação do território nos locais por onde passava.

Os municípios capixabas da Rota Imperial são: Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Iúna, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Muniz Freire, Viana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante e Vitória.

 Com informações de Cristiano Ricarte e Governo do ES

Fotos

Expedição Tropeira chega a Iúna nesta sexta-feira (29)

Expedição Tropeira em São João do Príncipe - Iúna/2016

https://iuna.es.gov.br/noticia/2017/09/expedicao-tropeira-chega-a-iuna-nesta-sexta-feira-29.html

Publicações relacionadas

Noticia Bairro Quilombo recebeu mutirão especial de vacinação contra a gripe  há 13 horas  •  Gabinete do Prefeito

Noticia Alunos da Rede Pública participam da caminhada Faça Bonito  há 4 dias  •  Gabinete do Prefeito

Noticia Prefeitura recebe mais uma pá carregadeira através de emenda parlamentar O veículo será destinado à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos. há 6 dias  •  Gabinete do Prefeito

Noticia Entrega da reforma da Escola Deolinda Amorim de Oliveira acontece nesta sexta  há 7 dias  •  Gabinete do Prefeito

Noticia 13 de maio: 136 anos da Abolição da Escravatura Os escravos tornaram-se livres com a assinatura da Lei Áurea em 1888. há 8 dias  •  Gabinete do Prefeito

Noticia Prefeitura de Iúna deseja um feliz Dia das Mães a todos Mãe é sabedoria, força e sinônimo de amor. há 11 dias  •  Gabinete do Prefeito

Noticia Secretária de Saúde orienta a ativar as notificaçoes do aplicativo CONSUS  há 11 dias  •  Gabinete do Prefeito

Noticia Iúna conquista 2º lugar no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024 O município venceu com o projeto da Travessia dos 7 Cumes. há 12 dias  •  Gabinete do Prefeito

Noticia Iúna agora conta com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) O GGIM tem como objetivo trabalhar com projetos de enfrentamento e combate à criminalidade. há 13 dias  •  Gabinete do Prefeito

Noticia Equipe do Resenha é a campeã do Torneio do Trabalhador de Iúna  há 13 dias  •  Gabinete do Prefeito

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade