Prefeitura Municipal

Estudantes da rede pública apresentam melhorias no ambiente escolar

Os alunos das escolas Henrique Coutinho, Dalila de Castro Rios, Dr. Nagem Abikahir e Deolinda Amorim participaram do projeto Brincando com Pipas

1.975

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Educação
Publicado em 14/12/2015 às 17:10  •  atualizado há 8 horas

Ao longo de 2015, dezenas de alunos do 1º ao 5º ano das escolas Dalila de Castro Rios, Dr. Nagem Abikahir, Deolinda Amorim e Henrique Coutinho participaram do projeto Brincando com Pipas, e encerraram as atividades com uma mostra cultural no dia 04 de dezembro. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Iúna com a EDP e enfatizou por meio de atividades lúdicas a importância de brincar com pipas de forma segura e também como promover ações visando o desenvolvimento coletivo na escola e na comunidade.

Na exposição cultural, além de apresentação de coral de Natal e de teatro, os estudantes mostraram o resultado do jogo “Heróis em ação”, no qual identificaram um problema em cada escola e apresentaram alternativas de mudanças, como a preservação do meio ambiente e, principalmente, a destinação correta do lixo.

Os alunos Murilo Almeida Montoni, Maria Carolina Beber, Iasmim Quarto da Silva Barbosa e Sophia Rodrigues, todos da 4ª série, descobriram como deixar o chão da escola Henrique Coutinho mais limpo. “A gente aprendeu que é muito fácil não jogar lixo no chão, mas que também faltavam lixeiras na escola. Colocando mais lixeiras diminui o lixo”, alertou Murilo.

Os alunos, então, pensaram em como disponibilizar mais lixeiras, mesmo sem dinheiro, mas utilizando materiais recicláveis e sucatas. “Por isso, nós fizemos uma lixeira a partir de um monitor de computador velho”, explicou Maria Carolina. “A gente criou lixeiras pra diminuir o nosso lixo. E a gente aprendeu que o lixo pode ser reciclável e que a gente deve garantir os lugares limpos”, resumiu Iasmim. “Depois que instalamos as lixeiras eu não vi mais nenhum lixo no chão”, sentenciou Sophia.

Assim, os resultados saíram de acordo com o plano pedagógico desenvolvido para o projeto nas escolas de Iúna. “Eles abraçaram a causa. O problema do lixo foi identificado logo porque os alunos ainda não tinham consciência, mesmo com todos os trabalhos educativos. Com isso, eles passaram a monitorar o lixo da escola. E a partir dos resultados da quantidade de lixo produzido por pessoa surgiu a ideia de construir mais lixeiras. Eles certamente aprenderam muito e levaram os ensinamentos pra casa”, avaliou a professora Tânea Souza.

Ação conjunta

O projeto Brincando com Pipas teve início em abril deste ano, período em que foram realizados workshop com professores e apresentações de teatro, música e literatura com os alunos.

“A mensagem que ficou foi que todo mundo é um cidadão ativo que pode fazer a mudança, transformar a sua realidade com um pouquinho de empenho e incentivo”, analisou Thais Silva, coordenadora do projeto. 

Clique na imagem e confira a galeria de fotos:

Assista a matéria 

Fotos

Estudantes da rede pública apresentam melhorias no ambiente escolar

Apresentações projeto Brincando com Pipas

https://iuna.es.gov.br/noticia/2015/12/estudantes-da-rede-publica-apresentam-melhorias-no-ambiente-escolar.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade