Escola Dr. Nagem Abikahir realiza evento sobre Setembro Azul

Setembro Azul é uma ação dedicada a valorização dos Surdos e da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 04/10/2022 às 08:48  •  atualizado há 12 horas

A EMEF Dr. Nagem Abikahir, de Iúna, realizou durante o mês de setembro diversas ações com os alunos visando a valorização da comunidade surda. O projeto abrangeu todas as turmas, onde receberam informações sobre a Língua Brasileira de Sinais, amplamente conhecida como Libras, e o conhecimento sobre a comunidade Surda. Também foram feitas visitas ao comércio local, ao Conselho Tutelar, à sede da prefeitura e na Secretaria de Educação.

E como forma de culminância do Setembro Azul, foi realizado na última sexta-feira, 30 de setembro, um encontro na EMEF Dr. Nagem Abikahir com alunos, professores, pais e familiares dos educandos cujo objetivo foi a valorização dos surdos.

Estiveram presentes, também, a Secretária de Educação, Cultura e Esporte – Edna Fonseca, a Diretora da APAE - Maria dos Anjos de Souza, a Pedagoga e responsável pela Educação Especial - Cássia Mara Silveira Leal, a Diretora Pedagógica - Raquel Frangillo Guedes Rodrigues, a Coordenadora de Escolas e Creches – Karla Mariano, o estudante de farmácia, que é surdo – Kellvi Henrique Lopes Nascimento Sampaio, e a aluna do 1º Ano D da Escola Nagem Abikahir, que também é surda - Maria Cecília Gonçalves Leite.

No encerramento do projeto, dia 30, Maria Cecília recebeu o chamado “Batismo” com um sinal escolhido por Kellvi, seguido por uma palestra ministrada pela professora de Libras Alberilene Salviete Mendes Soares, que contou com a parceria da professora regente Juliana Rodrigues, e para finalizar teve apresentações dos alunos.

O Setembro Azul tem como objetivo a comemoração das conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo dos anos e conscientização sobre a necessidade e importância da acessibilidade.

Escola Dr. Nagem Abikahir realiza evento sobre Setembro Azul

Noticia Iúna está entre os municípios com dispensa de alvarás e licenças O relatório do 3º trimestre de 2022 foi publicado pelo Ministério da Economia em 20 de outubro de 2022. há 4 horas  •  Prefeitura Municipal

02:45

Vídeo SOS Abelhas em Iúna mobiliza estudantes do Ensino Fundamental  há 5 horas  •  Prefeitura Municipal