Secretaria de Turismo e Cultura

Emocionante reinauguração do Cemitério dos Escravos

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo
Publicado em 17/05/2019 às 10:36  •  atualizado há 1 dia

Aproveitando a data do dia 13 de maio, que é celebrada a libertação dos escravos no Brasil, foi inaugurada a reforma do Cemitério dos Escravos. O evento contou com a presença do Prefeito Weliton Virgílio Pereira, do Vice-prefeito Ledil Tiengo e demais autoridades.

A obra de restauração foi alavancada pela municipalidade, em parceria com a comunidade local e a Escola Delfino Batista Vieira. O cemitério, datado de 1865, tem sepultado a maioria dos sessenta escravos que vieram para o município, trazidos pelo capitão João Ignácio de Almeida e outras pessoas da comunidade por décadas. Houve a presença marcante da família de Laide Fontoura, que cuidou por décadas do cemitério. Ela é mãe da proprietária Mirene Fontoura e sogra de José Gonçalves de Amorim (Zé Teba).

Foi celebrada uma missa pelo Padre Ivo Amorim, que é irmão do proprietário. A restauração do cemitério foi feita com lascas de braúna cedidas em doação por vários proprietários de Iúna, resgatando a tradição dos primórdios da construção. Foram construídos 144m² de área fechada e gramada para a reinauguração. Também foi reconstituído o cruzeiro com novas peças de braúna. A Escola Delfino, através da professora Adelaide Fontoura e um grupo de aproximadamente dez alunos, trabalhou o resgate da culinária utilizada pelos escravos como broa de melado, bolos, biscoito de polvilho, etc. Dentre os aspectos culturais, o grupo de capoeira “Método Artes”, com o mestre Carlos, fez uma belíssima apresentação após a missa, demonstrando uma das culturas dos escravos trazidas para a região.

Os presentes se emocionaram porque este fato ligou a atualidade com os aspectos da época. O cemitério representa um dos maiores ícones da cultura iunense e por tradição continuará celebrando todo dia 13 de maio a abolição da escravatura. Uma capela também será providenciada, inclusive como uma promessa de doação pelo vice-prefeito. O local está pronto para visitação e a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo convida a população para conhecer a história do nosso município e resgatar a memória dos nossos antepassados.

Emocionante reinauguração do Cemitério dos Escravos

Noticia Gestores municipais do Caparaó exploram potencialidades turísticas de Iúna Gestores turísticos de 11 municípios do Caparaó Capixaba realizaram uma jornada de dois dias. há 6 dias  •  Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Abertura da Páscoa em Iúna celebra tradição e união O evento contou com pipoca, algodão doce, pula-pula e apresentação da Banda Marcial Girassol, da APAE. há 10 dias  •  Secretaria de Turismo e Cultura

Noticia Iúna participa de encontro preparatório para a Feira dos Municípios 2024 A Feira dos Municípios 2024 vai acontecer de 06 a 09 de junho no Pavilhão de Carapina, na Serra. há 14 dias  •  Secretaria de Turismo e Cultura