Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

star815

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo
Publicado em 17/05/2019 às 10:36  •  atualizado há 4 horas

Aproveitando a data do dia 13 de maio, que é celebrada a libertação dos escravos no Brasil, foi inaugurada a reforma do Cemitério dos Escravos. O evento contou com a presença do Prefeito Weliton Virgílio Pereira, do Vice-prefeito Ledil Tiengo e demais autoridades.

A obra de restauração foi alavancada pela municipalidade, em parceria com a comunidade local e a Escola Delfino Batista Vieira. O cemitério, datado de 1865, tem sepultado a maioria dos sessenta escravos que vieram para o município, trazidos pelo capitão João Ignácio de Almeida e outras pessoas da comunidade por décadas. Houve a presença marcante da família de Laide Fontoura, que cuidou por décadas do cemitério. Ela é mãe da proprietária Mirene Fontoura e sogra de José Gonçalves de Amorim (Zé Teba).

Foi celebrada uma missa pelo Padre Ivo Amorim, que é irmão do proprietário. A restauração do cemitério foi feita com lascas de braúna cedidas em doação por vários proprietários de Iúna, resgatando a tradição dos primórdios da construção. Foram construídos 144m² de área fechada e gramada para a reinauguração. Também foi reconstituído o cruzeiro com novas peças de braúna. A Escola Delfino, através da professora Adelaide Fontoura e um grupo de aproximadamente dez alunos, trabalhou o resgate da culinária utilizada pelos escravos como broa de melado, bolos, biscoito de polvilho, etc. Dentre os aspectos culturais, o grupo de capoeira “Método Artes”, com o mestre Carlos, fez uma belíssima apresentação após a missa, demonstrando uma das culturas dos escravos trazidas para a região.

Os presentes se emocionaram porque este fato ligou a atualidade com os aspectos da época. O cemitério representa um dos maiores ícones da cultura iunense e por tradição continuará celebrando todo dia 13 de maio a abolição da escravatura. Uma capela também será providenciada, inclusive como uma promessa de doação pelo vice-prefeito. O local está pronto para visitação e a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo convida a população para conhecer a história do nosso município e resgatar a memória dos nossos antepassados.

Emocionante reinauguração do Cemitério dos Escravos

Noticia Todos os ritmos. Todas as cores. Está chegando o Carnaval 2020 de Iúna As fantasias mais originais ganharão prêmios. há 1 mês  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Noticia Entregue a ordem de serviço para dar início à restauração do Palacete Municipal  há 1 mês  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Noticia Festa de Santa Luzia: tradicional evento de fé e devoção em Iúna A tradicional festa é realizada no dia 13 de dezembro. há 2 meses  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Noticia Academias Populares: uma ótima opção para a prática de atividades físicas As academias populares estão na moda e cada vez mais um número maior de pessoas vêm aderindo a essa ideia há 2 meses  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Iunense Matteus Freitas é bicampeão na Liga Capixaba de Downhill Mais um orgulho para o nosso município! há 2 meses  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Secretária Iolanda Vial incentiva alunos em fase de alfabetização  há 2 meses  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Ministério Graça e Paz leva o título de campeã da 2ª Christcup 2019 Campeonato de Futsal  há 2 meses  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Semana dedicada ao curso “Bem receber o turista” na Casa da Cultura O curso acontece entre os dias 25 e 29 de novembro. há 2 meses  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia IBCI e Ministério Graça e Paz disputam o título de campeã na grande final da 2ª Christcup 2019 Campeonato de Futsal Final será disputada no dia 22 de novembro. há 3 meses  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Confira o fechamento da primeira rodada da Copa Sul Capixaba 2019  há 3 meses  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo