Emenda de R$ 400 mil vai garantir usinas de energia solar em oito associações de produtores rurais do Município

Mais de 150 produtores rurais serão beneficiados com o Projeto. “Iúna hoje é o município de maior produção de café arábica do ES, 9º maior produtor de café arábica do Brasil, conforme dados IBGE 2020.

Por Jaqueline Araújo, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 21/12/2021 às 09:21  •  atualizado há 1 dia

A Secretaria Municipal de Agricultura e Interior de Iúna promoveu, no último sábado, uma reunião com agricultores e representantes das associações do Município, nas dependências do Parque de Exposições de Iúna para apresentar o Projeto "Cafeicultura Sustentável". Na oportunidade, o Deputado Federal Neucimar Fraga apresentou uma emenda no valor de R$ 400 mil, que será utilizada na implantação de usinas de energia solar, em oito associações do Município.

Entre as autoridades que participaram da reunião estavam o prefeito Romário Batista Vieira, o secretário Municipal de Agricultura e Interior, João Marcos Gava, equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e interior de Iúna, vereador Edson, presidente da Câmara de Iúna, Secretários Municipais  e também o Deputado Federal Neucimar Fraga.

Conforme explicou o secretário João Marcos, a emenda foi anunciada em boa hora já que o valor irá contribuir para a execução de um projeto piloto em todo o Estado do Espirito Santo, criado pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior, focado na sustentabilidade e economia. Cada usina de energia solar possui sistema fotovoltaico gerando uma produção de energia média mensal de 1.000 KWh/mês, podendo gerar no total até 8.000KWh/mês. Com a emenda, 8 associações atendidas que possuem despolpador, secadores de café e maquinas de pilar café conseguirão atuar com uma energia limpa, sustentável e que ainda proporcionam economia às associações baixando o custo da produção do café.

No total, mais de 150 produtores rurais serão beneficiados com o Projeto. “Iúna hoje é o município de maior produção de café arábica do ES e o 9º maior produtor de café arábica do Brasil, conforme dados do IBGE 2020. Esse projeto "Cafeicultura Sustentável" irá contribuir para que os agricultores cuidem do meio ambiente, permitindo a economia de energia e também nos gastos com a produção. Estamos muito felizes em já poder iniciar essa fase de capitação de recursos do projeto”, explicou o secretário João Marcos Gava.

O prefeito Romário também falou sobre o Projeto da Secretaria  e destacou sua importância. “Nossa Secretaria de Agricultura está atuando para levar caminhos de renovação aos nossos agricultores. Todos nós estamos passando por momentos onde o importante é se renovar, então projetos assim que geram grandes retornos é essencial para nossa sociedade. Parabéns a todos os envolvidos”, disse o prefeito durante a reunião.

#iuna #prefeituradeiuna #iunacapitaldocaparao #iunatemtudo #agricultura #maiorprodutor #caféarabica

Noticia Inscrições para o Concurso Público nº 01/2023 vão até esta terça-feira (16) As inscrições devem ser feiras através do site www.institutoconsulplan.org.br. há 2 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 5 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 12 dias  •  Prefeitura Municipal